Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Produtores de SC estimam boas colheitas em 2008
Data: 04/01/2008
 
Os produtores de arroz, mandioca e banana da região de Criciúma (SC) esperam maior produtividade na safra 2007/08. Pelo menos, o clima está colaborando. As temperaturas elevadas e boa freqüência de chuvas contribuem no desenvolvimento das lavouras e ajudam a afastar o perigo das pragas.
De acordo com dados da Epagri de Urussanga, na região de Criciúma, Vale do Araranguá e Tubarão, os campos de arroz estão em fase de crescimento. "O clima está sendo excelente, com sol e temperaturas em torno de 200C à noite e 340C durante o dia, perfeito para a produção de arroz. O volume elevado de chuvas também vem ajudando a abastecer os rios para a irrigação das plantações", explica o meteorologista da Epagri, Mauro Sônego.
A mandioca, outro produto da época, se favorece com o clima. O tempo bom desde setembro, período do plantio, permite o melhor desenvolvimento da planta. Na região os municípios com maior área de plantio são Içara, Araranguá, Sombrio e Imbituba. Para esta safra os produtores cultivam algo em torno de 11 mil hectares de terra.
Segundo Sonego, o clima também é favorável para a produção de banana. "A chuva e temperatura mínima de 150C estão adequados para o desenvolvimento da fruta. São 8,5 mil hectares de plantio do produto na da região", diz Sônego.
Menor área plantada de fumo; melhor qualidade:
Segundo o coordenador técnico da Afubra em Araranguá, Guido Ripplinger, na safra 2007/2008, o fumo diminuiu em 12% na sua produção em toneladas, mas em compensação, a qualidade é superior à colheita passada. Foram cultivados 20 mil hectares. "O frio bastante prolongado para a lavoura de fumo, que tem ciclo curto, influenciou muito na qualidade. Na safra anterior, como a previsão foi de ano enxuto, os produtores usaram muito fertilizantes. Neste, foi o contrário. Eles usaram pouco fertilizante e as chuvas foram normais, o que propiciou uma boa qualidade do produto", diz.
O reinício da comercialização será a partir de segunda-feira. Já a negociação fica para meados do mês. "Na negociação esperamos um bom retorno devido à qualidade do fumo desta safra. Vamos pedir aumento de 19% em relação à tabela do ano passado, quando o produto da classe T02 foi vendido em média a R$ 4,60 o quilo. Alguns produtores que já começaram a vender estão comercializando a R$ 5. Mas a melhor qualidade ainda está armazenada, para ser comercializada depois da negociação".

Fonte: A Tribuna
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23