Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Nematóides na soja
Data: 14/01/2008
 
Produtores de soja de Mato Grosso estão preocupados com a infestação de nematóides nas lavouras. Os vermes atacam a raiz da planta.
A possibilidade de perder parte do que plantou assusta o agricultor João Paulo Ceconello. Na fazenda, em Lucas do Rio Verde, no médio norte de Mato Grosso, foram plantados 730 hectares de soja. “Vão produzir menos se tiver qualquer tipo de estresse. Não tem como quantificar, mas não é pouca perda, não. É bastante”, diz.
Um sinal que a soja teve problemas para se desenvolver é a raiz bastante ramificada, com a parte principal podre. “Elas estão maiores devido ao ataque dos nematóides, que entram e saem das raízes”, explica o agrônomo Mauro da Costa.
Os nematóides são vermes que atacam a soja no momento em que a planta mais precisa de força: na hora de formar os grãos. “Nós acreditamos que tenha sido principalmente em função de uma falta de chuva na fase inicial de produção, o que fez com que as plantas não absorvessem adequadamente os nutrientes. Foi uma ocorrência bastante significativa mais pelo fato de as plantas estarem estressadas pela falta de chuva”, completa o agrônomo.
A infestação por nematóide não tem uma solução imediata. O controle das pragas no solo só poderá ser feito depois que a soja for colhida. “Mas não significa que não existam alternativas. Nós temos alternativas muito boas, como a utilização da crutalária, que é uma planta que reduz a população desse nematóide. Em alguns casos temos o revolvimento de solo, que foi muito importante para a redução da população, e existe um manejo diferenciado onde é feito um planejamento através de uma boa adubação, um bom manejo de solo, o que vai facilitar o desenvolvimento das plantas e evitar uma redução significativa por causa do ataque desses nematóides”, descreve o agrônomo.
Segundo a Associação dos Produtores de Soja, um técnico da Embrapa vai fazer um levantamento dos prejuízos e apontar saídas para o problema.

Fonte: Globo Rural
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23