Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Tocantins: soja lidera produção agrícola no Estado
Data: 16/01/2008
 
Grão representou 51,1% do total cultivado no Estado, segundo a Conab.
Palmas/TO - Com uma participação de 51,1% em relação à produção geral de grãos no Estado, a soja lidera o ranking da produção agrícola tocantinense. A área plantada, incluindo soja de sequeiro e subirrigada na safra 2007/2008, teve um aumento de 7,8% em relação à safra anterior (2006/2007). Já em relação à produção a variação foi de 10,9% (foram 713,29 mil toneladas, contra 643,24 mi toneladas na safra 2006-2007). Os dados são da Conab, e referem-se à 4ª avaliação de safra de dezembro de 2007.
De acordo com o encarregado do setor de Logística e Gestão da Conab, no Tocantins, Francisco Pinheiro Machado, especificamente em relação à área, quando há um crescimento é porque vários fatores influenciam, a exemplo do arroz irrigado e de sequeiro. "Num período aproximado um mesmo produto pode apresentar queda e crescimento. O arroz de sequeiro é plantado em terras altas, que precisam de mais chuvas. Neste caso há um controle no cultivo de arroz de acordo com a chuva", explica. O arroz citado por Machado ficou em segundo lugar entre os grãos. Representou 29,6% do total produzido no Estado, com variações positivas de 1,5% e 1,6%, respectivamente na produção e área plantada.
Já o feijão apresentou queda na segunda safra, tanto na produção como na área plantada (-30,5% e -47,8%, respectivamente), o que resultou, mesmo com um acentuado crescimento na terceira safra, uma média de participação na produção geral do Estado de 1%, tanto em área como em produção.
Em relação ao feijão, Machado diz que ele é basicamente plantado pelo agricultor familiar. "Geralmente o feijão é plantado em pequenas áreas, entretanto, muitos produtores também o plantam em consórcio com o milho para aproveitar o terreno e aumentar a produção", informa. Já sobre a soja Machado comenta que os produtores plantam de acordo com o preço do mercado. "facilidade de escoamento e de comercialização são alguns pontos que influenciam no aumento da produção", completa.
O milho também apresentou destaque no levantamento da Conab, ficando em terceiro lugar do ranking, com 16,6% de participação na produção geral do Estado, mas houve uma queda de safra se comparada à anterior, com percentuais negativos na produção (-18,5%) e na área plantada (-0,3%).

Fonte: Jornal de Tocantins
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23