Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Plantio de arroz no sistema lavoura-pecuária será debatido sábado em Santa Carmem
Data: 29/01/2008
 
No próximo sábado, produtores, pecuaristas, estudantes e técnicos da região de Sinop poderão participar do dia de campo 'plantio direto do arroz e da soja no sistema integração lavoura-pecuária'. Será na fazenda Dona Isabina, em Santa Carmem (30 km de Sinop). A partir das 8h começam as inscrições e, durante o dia, serão apresentadas seis estações de pesquisa.
Será destacado condução, desafios, benefícios e principais resultados da integração lavoura-pecuária alcançados em 2006-2007; dinâmica de nutrientes; o cultivo de arroz no sistema de plantio direto; novas recomendações técnicas para o plantio de arroz em terras velhas; cultivares de soja para integração lavoura-pecuária, entre outros.
O sistema de integração lavoura-pecuária é um conjunto de tecnologias que viabilizam as atividades agrícola e pecuária simultaneamente, numa mesma propriedade, de forma sinérgica e sustentável ao longo de tempo. Como essa interação é sinérgica, os benefícios são mútuos, como rapidez e economicidade (mais fácil a renovação ou recuperação da pastagem, pois o retorno do capital investido é mais rápido); fornecimento do adubo residual e do nitrogênio fixado pelas leguminosas, como a soja por exemplo; manutenção de alta produtividade das pastagens; produção de forragem na época mais crítica do ano (inverno), entre outras.
As principais vantagens para o produtor rural são: diversificação das fontes de renda (grãos, fibras, carne ou leite, agroenergia); redução do risco (pela maior diversificação de produtos); maior estabilidade de receita total da propriedade; redução do custo da produção agrícola decorrente da redução no uso de insumos, principalmente fungicidas e herbicidas; aumento da produtividade de grãos e carne; menor pressão para abertura de novas áreas e otimização no uso do seu maior patrimônio (terra), pois ela estará produzindo o ano todo (grãos e carne no verão e carne no inverno).
O dia de campo é promovido pela Embrapa, Empaer e Agropel e conta com o apoio de So Notícias.

Fonte: Só Notícias
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23