Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Stefanelo recomenda cautela aos produtores - Geral
Data: 06/02/2008
 
Para o ex-secretário da Agricultura do Estado do Paraná e professor universitário, Eugênio Stefanelo, as perspectivas para a agricultura são extremamente positivas, devendo, na próxima safra, os preços dos commodities ainda permanecerem estáveis, especialmente devido aos estoques mundiais baixos, aumento de consumo de óleo vegetal, de farelo e também pelo aumento do consumo de carnes.    
  
Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR
  
Stefanelo, que realiza palestra sobre o Mercado Agrícola, no estande do Sistema Ocepar, no Show Rural Coopavel, sugere que os produtores rurais tenham um pouco de cautela na hora de investir para as próximas safras. "Em tempo de ótima safra a euforia é normal, mas é preciso olhar para frente, ver como será o comportamento do mercado nas próximas colheitas, ficar atento a todas as informações que possam ajudar na hora de planejar", frisou.

Preços em alta - Como forma de orientar os produtores e produtoras rurais que estiveram em sua palestra no estande do Show Rural, Stefanelo fez algumas recomendações sobre as culturas de milho e soja. "Quando os preços dos produtos agrícolas são altos, há grande volatilidade; podem aumentar ou baixar de forma rápida e com grande intensidade. Razão pela qual a melhor estratégia que os produtores teriam para fazer um preço de venda médio razoável é vender parceladamente. Sempre que o preço subir, fazer a venda de parte da produção, em pequenos lotes", destaca.

Preços em baixa - Quando o preço baixa é necessário aguardar uma nova oportunidade. "A situação que os produtores mais praticam é quando o preço sobe, preferem guardar o produto na esperança de que subirá ainda mais e passar a vender quando o preço baixa, perdendo dinheiro com isso". Outra recomendação importante dada por Stefanelo é com relação a racionalidade dos investimentos. Em 2004 quando os preços de soja foram muito elevados os produtores fizeram investimentos desnecessários, com implementos, máquinas, compraram terra, pagaram preços absurdos e depois quando os preços dos produtos agrícolas voltaram a normalidade esses produtores viveram uma situação difícil, inclusive alguns tendo que renegociar junto aos bancos e fornecedores seus débitos.

Prudência - "Espero que a lição tenha sido aprendida e não façam o mesmo procedimento agora, porque neste ano e quem sabe no próximo, os preços das commodities de uma forma geral permaneceram acima das cotações médias históricas, no entanto, esses preços com o passar do tempo tende abaixar para um patamar mais normal e quando isto ocorrer aqueles que fizerem investimentos baseados em preço de pico terão uma situação difícil pela frente".

Sugestão - Para ele, sempre que uma pessoa investe, ela deve pensar no preço médio de venda do produto agrícola e não no preço de pico, se o preço médio de venda do produto agrícola ele deve ser feito, caso contrário não. Com relação aos produtores rurais que têm débitos pendentes, o melhor caminho é liquidar essas dívidas, assim que possam. "Iniciar uma nova vida - recomenda Stefanelo - fazendo capital de giro e tendo, portanto um recurso disponível, independentemente de financiamento bancário para poder fazer frente com maior facilidade ao momento de baixa de preço", afirma.  

Fonte: Portal do Agronegócio
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23