CLIMA FAVORÁVEL A semana encerrada em 1º de fevereiro foi marcada pelo clima favorável ao desenvolvimento da nova SAFRA brasileira de soja. Segundo a consultoria SAFRAS & Mercado, as chuvas ocorreram em todas as regiões produtoras e proporcionaram a normalização dos índices de umidade do solo.
INCONVENIENTE Para Flávio França Júnior, analista de SAFRAS, o único inconveniente registrado foi a impossibilidade do avanço da colheita da soja que já estava pronta nos Estados de Mato Grosso e de Goiás.
PERDAS MENORES Segundo o analista, além do clima regular nas regiões produtoras, a diminuição consistente no número de casos de ferrugem asiática no país permite imaginar perdas muito menores do que as registradas nos últimos anos.
LÁ FORA Os contratos futuro de trigo tiveram forte alta ontem na CBOT, Bolsa de commodities de Chicago. O primeiro contrato com vencimento para março foi negociado a 1.033 centavos de dólar por bushel. A alta no dia foi de 3%
FÔLEGO NOVO O empresário Norberto Giangrande, sócio-proprietário da Link Investimentos, é o mais novo associado da Assocon (Associação Nacional de Confinadores). Com formação em agronomia, Giangrande deu início ao confinamento há dois anos, em uma região a 150 km de Goiânia. A Assocon estima alcançar um rebanho de 850 mil cabeças de gado neste ano, número 40% maior em relação ao ano anterior.