Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Milho - Plantio da safrinha de milho começou atrasado
Data: 14/02/2008
 
O clima que atrapalhou o cultivo da SAFRA de verão também está atrasando o plantio da safrinha de milho. Levantamento da SAFRAS & Mercado mostra que até o momento, 0,6% da área total do grão foi semeada. No mesmo período do ano passado o índice era de 3%. As chuvas, que dificultam a colheita de grãos, não deixam as máquinas entrar nas lavouras para o início da segunda SAFRA de milho. Se o clima ajudar, o País pode colher o recorde de 16 milhões de toneladas de milho na safrinha.
"O plantio está muito inicial. Mas há indicação de preocupação porque está chovendo muito em Mato Grosso. Assim, o grão tardio ficará mais susceptível à seca e problemas de produtividade", diz Leonardo Sologuren, da Céleres. A empresa prevê uma área 7%.
De acordo com a SAFRAS & Mercado, no Paraná, que cultiva 1,445 milhão de hectares do cereal, o plantio atinge 1%. Em Mato Grosso, que tem área estimada de 1,659 milhão de hectares, o plantio está 2% completo. A área estimada no Centro-Sul do Brasil para o cultivo de milho safrinha na temporada é de 4,570 milhões de hectares, 1,46% superior à do ano passado. Mas, segundo os dados do Departamento de Economia Rural da Secretaria de AGRICULTURA e Abastecimento do Paraná (Deral), a diferença entre o ano passado e o anterior é ainda maior. O agrônomo Otmar Hubner diz que o último relatório do departamento mostra plantio de 7% da área , nesta mesma época de 2007 eram 19%. "Ainda não há preocupação porque tem umidade e deve avançar o plantio", afirma. O Deral espera um cultivo de 1,6 milhão de hectares, 11% a mais que o registrado no ano passado.
O analista Fábio Turquino Barros, da AgraFNP, lembra que em Mato Grosso o plantio da safrinha está ocorrendo à medida que se consegue colher a soja - devido ao excesso de chuva. Mas, apesar de um eventual atraso, o consultor acredita em aumento da área plantada. A previsão da AgraFNP é de incremento entre 4% a 5%. A perspectiva da Associação Paulista de Produtores de Sementes (APPS) também é de uma área cultivada maior que a do ano passado. A associação, não tem, no entanto, ainda, o levantamento de vendas de sementes.

Fonte: Gazeta Mercantil
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23