Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Milho - Mapa prorroga prazo para milho do Paraná
Data: 27/02/2008
 
Como a colheita da SAFRA de verão está começando agora, em virtude do atraso no plantio prejudicado pela seca dos meses finais de 2007, o Ministério da AGRICULTURA (Mapa) autorizou, desde o último dia 20, a prorrogação do prazo de plantio da 2 SAFRA de milho (safrinha) em quase uma centena de municípios paranaenses. O pedido de prorrogação foi feito pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) que solicitou mais um prazo de 20 dias para 103 municípios paranaenses.
Desse total, 63 municípios obtiveram a prorrogação do plantio pelo prazo de 20 dias e 23 localidades obtiveram extensão do prazo em 10 dias. Devido ao alto risco de perdas na produção, 17 municípios não tiveram autorização para ampliar o prazo de plantio. Segundo Flávio Turra, gerente Técnico e Econômico da Ocepar, o alongamento do prazo para o plantio é importante para os produtores porque garante a eles amparo do crédito rural ou seguro rural, propiciando maiores investimentos em tecnologia.
Prazo ampliado
A decisão do Mapa foi publicada no Diário Oficial da União de 20 de fevereiro e, com isso, o prazo de plantio da segunda SAFRA de milho, que expirava no próximo dia 28, foi ampliado para até dia 19 de março de 2008. A medida assegura aos produtores o acesso ao crédito, com juros controlados de 6,25% a 6,75% ao ano e as condições para adesão ao Proagro, que garante as indenizações sobre o valor financiado das lavouras. Esses benefícios são decorrentes do zoneamento agrícola que está sendo implantado pela primeira vez este ano no Paraná para o plantio da segunda SAFRA de milho. A medida foi aprovada a partir de um estudo técnico feito pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que levantou todas as informações sobre o comportamento do clima nas regiões produtoras de milho no Paraná, sob aspectos de chuvas e geadas que podem ocorrer neste ano de 2008.
O milho safrinha, cujo plantio foi iniciado nos anos de 1980, está ficando cada vez mais importante para ao agricultor paranaense como gerador de renda nesta época do ano. A estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de AGRICULTURA do Paraná é de um aumento de 8% na área plantada com a cultura, atingindo 1.603 milhão de hectares. Se o clima for favorável, a produção possível é 16% maior do que a colhida na SAFRA do ano passado, chegando a 6.336 milhões de toneladas, o que deverá corresponder a uma participação de 41,3% da produção da segunda SAFRA de milho brasileira.
A cultura já foi semeada em 9% da área estimada e, por enquanto, está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, onde é feito o plantio de milho sobre as lavouras de feijão. A extensão do prazo vale para as variedades de sementes de milho de ciclo precoce e superprecoce que têm ciclo variável entre 100 e 120 dias, enquanto o ciclo das sementes convencionais dura de 140 a 150 dias. A preços de hoje, o Valor Bruto de Produção desta SAFRA de milho safrinha seria de R$ 2,2 bilhões.

Fonte: Gazeta Mercantil
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23