Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Grão mato-grossense retoma o recorde de produtividade
Data: 06/03/2008
 
Com os resultados obtidos nas primeiras lavouras colhidas, já é possível dizer que a produtividade média cresce bastante nos principais produtores de soja do país. A começar pelo Mato Grosso, que deve ter rendimento médio de 51 sacas por hectare, o segundo maior da história, atrás apenas das 51,7 sacas registradas no ciclo 2000/01. O rendimento desta SAFRA é 2,6% maior que a produtividade média do ano passado, quando foram registradas 49,71 sacas por hectare cultivado.
A atual temporada traz números superiores ao registrado no ciclo passado no Estado. A área plantada passou de 5,28 milhões de hectares, para 5,58 milhões, incremento de 5,7%. Nesta tendência de crescimento, a produtividade passa 2,98 mil quilos por hectare, para 3,06 mil quilos, volume 2,6% acima da SAFRA passada. Já a produção está estimada em 17,10 milhões de toneladas, alta de 8,5%, em relação as 15,76 milhões de toneladas de soja da última SAFRA.
A produtividade excepcional faz parte do sexto levantamento da Agência Rural Commodities Agrícolas (AgRural) para SAFRA de soja 2007/08 no Brasil e confirma o que vem sendo dito desde setembro de 2007 pelos números da Agência.
A produção da oleaginosa no atual ciclo vai superar os 60 milhões de toneladas. Para ser mais preciso, a estimativa é de uma SAFRA de 63 milhões de toneladas, volume 1,3% superior ao projetado em janeiro (62,18 milhões) e 6,2% maior que o colhido no ano passado (59,34 milhões de toneladas).
O aumento na estimativa da produção nacional se deve à elevação da produtividade média, que compensou um pequeno corte na projeção de área de janeiro. O crescimento de 1,9% no rendimento médio na comparação com janeiro resultou numa produtividade 2,1% maior que a registrada na SAFRA 2006/07.
PRODUTORES - No Paraná, o avanço da colheita também permite falar numa repetição da produtividade de 50 sacas por hectare alcançada em 2006/07. Até o mês de janeiro, o rendimento para a SAFRA 2007/08 era estimado em 48,33 sacas por hectare.
Para o Rio Grande do Sul, a AgRural mantém a mesma produtividade de janeiro (40 sacas por hectare). Apesar de as lavouras do estado terem sofrido com um regime irregular de chuvas, o fato é que, no último final de semana, quando as lavouras mais precisavam, voltou a chover no Estado. Seja como for, por enquanto, a produtividade média está um pouco abaixo da registrada no ano passado.
No Mato Grosso do Sul, por outro lado, o clima colaborou e houve bom aumento na produtividade. Mesmo com um pequeno corte na área, a produção do estado cresceu a ponto de, se confirmada, ser um novo recorde.
Ainda no Centro-Oeste, mas em Goiás, a SAFRA caiu um pouco em relação a janeiro, apesar do aumento no rendimento médio. A região como um todo deverá registrar alta de 2,9% na produtividade.
As lavouras do Nordeste, que também passaram por um começo difícil, com atraso no plantio, agora estão em boa forma. Pelo andar da 'carruagem', a produtividade média desse ano (45,95 sacas por hectare) deve ser 11,5% maior que no ano passado.

Fonte: Diário de Cuiabá
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23