Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Safra - Perdas irreparáveis na lavoura
Data: 10/03/2008
 
Município de Dois Irmãos das Missões vê a seca se agravar diariamente  
A seca, que se agrava diariamente em Dois Irmãos das Missões, já afeta 1.050 pequenos agricultores que, juntos, contabilizam perdas irreparáveis na lavoura. Quando a soja foi semeada em 15,5 mil hectares, a previsão inicial estimava uma colheita de 2,7 toneladas por hectare. 'Com esta estiagem, os que conseguirem colher bastante atingirão 50% da meta', salienta o prefeito Edison de Alencar Hermel. Os baixos índices pluviométricos também causaram perdas de 30% na safra normal de milho e feijão e de 90% na safrinha das duas culturas. A produção de leite foi afetada em 20%. 'Até o momento contabilizamos perdas financeiras de R$ 19,47 milhões', ressalta o prefeito.
Caso não chova em abundância até amanhã, Alencar Hermel cogita a possibilidade de vir a apelar para o racionamento de água. 'É importante que a população evite o desperdício. Do contrário, enfrentaremos sérios problemas de abastecimento', argumenta. O secretário municipal de Administração e da Fazenda, Derli da Silva Quadros, prevê um ano de miséria na região, com reflexo direto na receita de 2009. Em 2007, os repasses do ICMS tiveram queda de 15% devido à baixa de produtividade decorrente da seca que atingiu o município em 2006. 'Não sei onde vamos parar. No inverno passado perdemos 20% da safra de trigo por conta de vendaval e precipitação de granizo que atingiram o meio rural', lembra o secretário.
Devido à forte estiagem e às perdas já registradas neste ano, esse domingo foi de trabalho exaustivo para a maioria dos produtores rurais de Dois Irmãos das Missões. Enquanto alguns tentavam encontrar alternativas para alimentar e saciar a sede do gado leiteiro, outros agricultores aproveitaram para colher o pouco que restou das tórridas plantações. Com apenas 20 anos de idade, Douglas Fortes Rodrigues já enfrenta a quarta estiagem consecutiva que afeta os produtores rurais da localidade, desta vez com a perda total de quatro hectares de soja e de dois hectares de milho.

Fonte: Correio do Povo
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23