Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Registro - Milho, tomate e soja puxam alta dos preços de mercado
Data: 19/03/2008
 
Nos primeiros 10 dias do mês, reajuste foi de 0,78%
O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) ficou em 0,78%, no segundo decêndio (período de 10 dias) de março, conforme divulgou nesta quarta-feira, dia 19, a Fundação Getulio Vargas. O resultado é superior ao do mesmo período de fevereiro, que marcou 0,46%.
Entre os três indicadores que compõem o IGP-M, o Índice de Preços por Atacado variou 1,08% contra 0,55% da variação do mês anterior. Puxou a alta o grupo de Matérias, que passou de 0,38% para 2,24%. Os itens que mais contribuíram foram milho, tomate e soja.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desacelerou. Ficou em 0,06% contra 0,20%.  Segundo a FGv, quatro classes de despesas contribuíram nesse sentido. O destaque é o grupo de Alimentação que saiu de 0,12% para –0,31%. Puxaram a desaceleração o preço de frutas, arroz e feijão e carnes.
O último indicador, o Índice Nacional de Custos da Construção registrou taxa de 0,52% contra 0,47% do segundo decênio de fevereiro. O taxa de destaque é o índice relativo a Materiais e serviços que avançou para 0,97, saindo de 0,83%.
O IGP-M do segundo decênio de março foi calculado com base nos preços de produtos coletados entre o dia 21 do mês anterior e 10 do mês de referência.
O IGP-M é um dos Índices Gerais de Preços que  registram a inflação de preços desde matérias primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. As duas outras versões são o IGP-DI e o IGP-10.
Segundo informa a Fundação Getulio Vargas, o que faz a distinção entre cada um deles é o período de coleta. Para o IGP-M são feitas três apurações mensais: duas prévias e uma de fechamento do índice. Para as outras versões é feita apenas uma apuração mensal.
Os IGPs são compostos pelos índices IPA (índice de preços por atacado), o IPC (índice de preços ao consumidor) e o INCC (índice nacional de custos da construção), com ponderações de 60%, 30% e 10% respectivamente.

Fonte: Agência Brasil

 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23