Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Soja anima produtores de Moreira Sales (PR)
Data: 28/03/2008
 
A perspectiva de uma boa safra está deixando animados os produtores de soja de Moreira Sales (PR) e região, além dos outros agentes que integram a cadeia produtiva. A animação não se deve apenas ao bom preço no mercado, mas também pela produtividade. Alguns produtores estão colhendo 130 sacas por alqueire – ou 52 sacas por hectare. A expectativa de produção média para a safra atual é de 115 sacas por alqueire.
O cenário econômico da região mudou substancialmente nos últimos cinco anos, comenta o prefeito de Moreira Sales, Hugo Berti. “Além da atividade pecuária, do algodão e do café, passamos a produzir alternativas, como soja, milho, leite e cana de açúcar”, afirmou. Na safra atual, a produtividade da soja tem variado de 40 a até 160 por alqueire, de acordo com os investimentos e o cuidado do agricultor.
O prefeito destacou que o Banco do Brasil tem sido um grande parceiro do agronegócio. “Em nosso município, o banco financia a agricultura e pecuária, através de novas linhas de crédito, e aumentou o volume de recursos liberados com seguro agrícola e Proagro, além de financiamento de custeio”, disse. Com esse diferencial, o produtor tem maior segurança na ocorrência de adversidades climáticas.
Os produtores de soja de Moreira Sales iniciaram a colheita no início de março. Hugo Berti visitou o agricultor Pedro Porfírio Pereira, da Fazenda Santa Luzia, ao lado do vice-prefeito Daniel Pacor e do gerente do BB local, Darci Goin. “Conferimos de perto o aumento da produtividade, vendo o senhor Porfírio com os maquinários em serviço”, acrescentou o prefeito.
Mais otimista, o prefeito Hugo Berti mostra euforia com a safra deste ano. “Este é um momento de muita expectativa. O preço da soja está bom e Moreira Sales está em festa, pois a safra cria uma repercussão muito positiva no município. Esperamos que este ano seja ainda melhor que os outros, e que os produtores se satisfaçam com a colheita”, completou.
Preço bom, mas nem tanto
Para Pedro Porfírio a colheita está relativamente boa, comparada aos últimos anos, em questão da produtividade. “Muitos produtores estão eufóricos com os preços, no entanto é um momento de cautela. A bolsa tem operado em baixa nos últimos dias e o dólar também. Nem todos os produtores estão colhendo a tempo de aproveitar estes preços”, avaliou.
O agricultor lembrou que parte dos produtores comercializou a safra através de contratos realizados anteriormente, em julho de 2007, com preços em torno de R$ 31,00 a saca e não puderam aproveitar o bom momento. “O produtor deve pensar bem antes de realizar investimentos, como aquisição de terras e máquinas, para não comprometer o próximo plantio. O custo de produção da próxima será mais alto, em função da alta dos fertilizantes”, prevê o agricultor.

Fonte: Umuarama Ilustrado
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23