Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Milho - Milho deve ter recorde em produtividade no MT
Data: 16/04/2008
 
A segunda safra de milho no Estado promete mais uma vez ficar conhecida como super safra. No que depender do otimismo dos produtores de Sorriso, a produtividade será recorde neste ciclo. Cerca de 30% a 40% da área de soja foi destinada ao grão.
Sorriso, a 460 quilômetros ao médio norte de Cuiabá, tem a maior área cultivada de soja do planeta, são 600 mil hectares. De acordo com o Sindicato Rural de Sorriso, cerca de 200 mil hectares de milho foram plantados no município e, se o clima continuar colaborando, a expectativa é que a produtividade ultrapasse 80 sacas por hectare.
Para o presidente, Nelson Luiz Piccoli, a cultura do milho deve apresentar excelentes resultados na colheita. “O produtor de Sorriso está muito contente e confiante com a situação atual das lavouras de milho”, desta Piccoli, explicando que, com o aumento do preço do milho, o produtor investiu mais, utilizando a maior tecnologia de todos os anos já aplicada na região. “As lavouras de milho estão prometendo uma produtividade recorde em nossa região”, confirmou.
O país deverá colher 140,77 milhões de toneladas na safra 2007/08, o que representa 6,8% ou 9,2 milhões de toneladas a mais do que o obtido em 2006/07. A informação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgou no último dia 8, o 7º levantamento da Safra Brasileira.
Mas, o destaque maior da safra 2007/08 está sendo a chamada 2ª safra de milho, que apresenta uma produção também recorde de 17,44 milhões de toneladas, representando um ganho de 18,1% ou 2,67 milhões de toneladas sobre a safra anterior. Também nesta safra, considerando-se as principais culturas, confirma-se o crescimento da área plantada com milho 2ª safra, com 7,2% ou 330,4 mil hectares.
SORRISO - A utilização da alta tecnologia para o cultivo do milho, segundo Piccoli, se deve, entre outros motivos, à melhora da condição financeira do agricultor neste ano, em vista dos anos anteriores, bem como a melhora do preço e também das condições climáticas. “Se o clima continuar favorável, teremos uma média de produtividade muito alta este ano”, ressalta o presidente do Sindicato Rural, considerando que esse resultado continua dependendo do clima até que se consolide o processo. “O atraso que tivemos no início das chuvas, por exemplo, não interferiu no plantio do milho, pelo contrário, favoreceu e muito a cultura porque o plantio foi feito na hora certa”, completou.
Engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da região também avaliam positivamente a produtividade e a qualidade do milho cultivado em Sorriso.
RESULTADO - Segundo o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso, André Luis Dantas, a produtividade recorde esperada para o município pode se consolidar, uma vez que o produtor investiu muito em tecnologia, adubação, tratamento de sementes e variedades, entre outros. Porém, tudo dependerá do clima.  

Fonte: Diário de Cuiabá

 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23