Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Roraima já produz sementes para plantio
Data: 17/04/2008
 
O investimento em soja começa a se expandir em Roraima, atraindo investidores dos mais diversos setores. No último final de semana, na fazenda Jabuti, às margens da BR-174, aconteceu a colheita da primeira plantação de semente de soja de Roraima, com a presença de políticos, empresários e técnicos do setor. A partir dessa colheita, o Estado será auto-suficiente na plantação de sementes e não precisará mais comprar o produto do Mato Grosso. Foram colhidos 384 mil quilos de sementes de soja.
O presidente da Cooperativa Grão Norte, Dirceu Vinhal, um dos compradores das sementes, explicou que depois de multiplicadas, as sementes poderão ajuda a aumentar a área plantada, além de baratear o custo aos produtores.
"As sementes antes passavam muito tempo em viagem e perdiam parte do vigor no caminho. Agora, com essa produção, estamos garantindo a quantidade da semente e disponibilizando no período correto para os produtores plantarem e obterem grãos", explicou. Cada quilo de semente de soja pode ser adquirido por R$ 2,00 a R$ 2,20.
Vinhal acrescentou que, apesar da expectativa de aumento, a área plantada de soja este ano é a mesma do ano passado, cerca de 7,2 mil hectares. "Houve entraves como aumento de custo de produção e o programa de calcário que fez muitos produtores esperar em vão e passarem do tempo de plantar", disse.
O potencial tanto produtivo quanto de logística de escoamento para mercados vizinhos que Roraima oferece aos produtores é outro ponto destacado por Dirceu Vinhal.
"Além de abastecer todo o mercado local, parte das sementes pode ser exportada para a Venezuela. Este foi um dos principais incentivos para que a maioria dos produtores viesse de outros estados para cá. Este ano, em função do grande consumo de produtos agrícolas, é o momento de realmente nos concentrarmos nessa atividade", frisou.
Os investidores acreditam que a partir desse projeto pequenos criadores podem se interessar pelas sementes para que futuramente fabriquem ração e criem frangos. Os empresários estão interessados principalmente em estruturar os pequenos produtores do Estado, para que se aumente a produção de sementes de soja.
A área plantada pertence à empresa Diplomata, ligada à cadeia produtiva do agronegócio em todo o país. O gerente da empresa, Manoel Chaves, disse que o investimento tem possibilidades de expansão e a expectativa é de triplicar a área plantada.
"Essa empresa está investindo e acreditando no Estado. Podemos triplicar a área plantada e assim desenvolver uma base agrícola, pois a agricultura é a base de qualquer desenvolvimento. A partir da agricultura, vem a indústria. Podemos trazer, a partir desse primeiro projeto de sementes, a fábrica de adubo para plantação, depois pode fazer fábrica de ração e quem sabe até o frigorífico. A posição de Roraima é muito interessante, pois podemos ter uma grande produção e uma logística de exportação facilitada pela proximidade dos mercados internacionais", acrescentou.

Fonte: Folha de Boa Vista
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23