Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Mantega busca solução para alta do preço do trigo
Data: 12/05/2008
 
A inflação dos alimentos, pressionada pela alta do preço do pão, levou o Ministro Guido Mantega, da Fazenda, a se reunir com representantes dos produtores e da indústria do trigo, na última sexta-feira, em São Paulo, para discutir possíveis medidas para atenuar o impacto dos custos dos derivados do grão. Segundo a assessoria de Mantega, a reunião foi convocada pelo próprio ministro. Estavam em pauta o aumento da demanda, a desoneração de impostos federais que incidem sobre o trigo, além de planos de incentivem à triticultura nacional. Entretanto, nenhuma decisão foi anunciada após a reunião, que foi feita à portas fechadas.
O crescimento da demanda mundial impulsionada por países emergentes, principalmente China e Índia, é apontado por especialistas como um dos responsáveis pelos altos preços da commodity no mercado internacional e pela escassez do grão. A produção nacional foi de 3,2 milhões de toneladas, segundo o último levantamento da COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), para um consumo estimado em 10,3 milhões de toneladas. A colheita em volume abaixo da demanda doméstica mantém o Brasil dependente do trigo de outros países, especialmente argentino.
Os constantes problemas com os embarques na Argentina, o principal fornecedor do País, fizeram com que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorizasse na última semana a importação de mais um milhão de toneladas de trigo até 30 de junho, sem a cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC). A medida tem como objetivo minimizar o impacto do custo com a importação de outros mercados no preço final dos derivados. Com isso, a isenção já atinge um volume de dois milhões de toneladas.

Fonte: Gazeta Mercantil
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23