Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Medidas para baixar preço do pãozinho não agrada produtores de trigo
Data: 16/05/2008
 
As medidas de desoneração de trigo anunciadas ontem (14) pelo governo dividiram opiniões no setor produtivo gaúcho. O presidente da Comissão de Trigo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Hamilton Jardim, considerou que não trazem vantagem ao agricultor. "É simplesmente para dizer que (o governo) está preocupado com o preço do pão na padaria", acrescentou.
Já o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro), Rui Polidoro Pinto, considerou interessante a suspensão temporária da taxa de 25% sobre o frete destinada à renovação da Marinha Mercante. Ele lembrou que este é um pedido antigo do setor e a redução de custo do frete facilita o transporte de trigo do Rio Grande do Sul para o Norte ou Nordeste.
A suspensão do PIS/Cofins de 9,25% sobre o trigo, farinha de trigo e pão francês até o final do ano também pode ter efeito indireto para o produtor, permitindo à indústria pagar um preço melhor pela matéria-prima ou repassar o benefício ao consumidor, calculou Polidoro.
A prorrogação de 31 de julho para 31 de agosto na data permitida para importar até 2 milhões de toneladas de fora do Mercosul sem Tarifa Externa Comum (TEC) é uma preocupação, no momento em que o produtor prepara a safra de Inverno, avaliou Jardim.
"O Paraná começa a colher trigo no final de agosto", comentou. Desta forma estão autorizadas importações "justamente quando o produtor faz a safra mais cara de sua história", relacionou. Para Polidoro, quando a safra paranaense começar a chegar ao mercado, não haverá mais importações sem a TEC.

Fonte: Agência Estado  


 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23