Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Governo federal deve leiloar 13% dos estoques de arroz em maio
Data: 21/05/2008
 
O governo federal já leiloou 98,3 mil toneladas de arroz do Rio Grande do Sul, o que corresponde a 7,4% do produto depositado nos armazéns gaúchos. Como um novo leilão está marcado para esta quarta-feira (21), com a oferta de 70 mil toneladas para o Rio Grande do Sul, o valor deverá chegar a 13%, se todos os lotes forem negociados. De acordo com os dados da Conab, os estoques públicos de arroz eram de 1,32 milhão de toneladas em março no Estado.
O analista de mercado do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Federarroz, Marco Tavares, informa que há uma grande procura de bolsas de mercadorias de outros estados pelo arroz gaúcho, estimulando a alta dos preços. Tavares estima que em torno de 12% do produto negociado no último leilão foi adquirido por bolsas do Mato Grosso, Minas Gerais e Brasília, por exemplo, o que demonstra “que as indústrias dessas regiões apresentam grande interesse pelo grão”.
Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, mesmo com a oferta de uma quantidade razoável do produto, os preços estão se mantendo estáveis, com viés de alta, como era esperado pelo setor arrozeiro. “Depois de três anos consecutivos com preços abaixo do custo de produção, a atual situação do mercado internacional permite que os produtores vislumbrem um cenário favorável para o cereal”, afirma.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a saca de arroz está cotada a R$ 35,48 e, desde que os leilões iniciaram, no dia 5 de maio, o produto teve uma valorização de 7%. Já no cenário mundial, os preços para exportação de países como Argentina, Uruguai e Tailândia romperam a barreira de U$$ 1 mil por tonelada (FOB).
O pregão terá uma oferta de 80,3 mil toneladas de arroz. Cerca de 70 mil estão depositados no Rio Grande do Sul e 10 mil toneladas em Santa Catarina. O governo federal ainda colocará em leilão uma pequena quantidade do produto armazenado no Mato Grosso e em Minas Gerais. A operação acontece a partir das 9h.

Fonte: Só Notícias
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23