Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, sábado, 11 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Cesa inicia exportação inédita de arroz por Porto Alegre
Data: 16/06/2008
 
Desde quinta-feira (12), navio recebe 4 mil toneladas do cereal na unidade da empresa situada no porto da Capital. No sábado (14), carregamento segue para o porto de Rio Grande, onde será embarcado rumo à África
Um navio graneleiro está ancorado na unidade da Cesa de Porto Alegre carregando 4 mil toneladas de arroz beneficiado. Esta é a primeira vez na história que uma operação como esta acontece no silo da Capital, que começou sua operação em 1963. O carregamento seguirá neste sábado (14) para o porto de Rio Grande, onde será embarcado para a África.
"Estamos iniciando o projeto do governo do Estado de revitalização das hidrovias no Rio Grande do Sul", afirma o presidente da Cesa, Juvir Mattuella.
O arroz parboilizado, tipo 1, o melhor que existe no mercado, veio de engenhos do Sul de Santa Catarina e também do interior do RS. "Metade da carga é catarinense e a outra metade gaúcha", informa o diretor técnico da Cesa, Luis Carlos Oliveira. Se fosse transportado por via terrestre, seriam necessários cerca de 170 caminhões de médio porte. "A logística fluvial montada pela Cesa, envolvendo os rios Jacuí e Taquari, se tornará uma rotina", garante Oliveira.
O diretor adianta que, este ano, devem ser embarcadas 50 mil toneladas do cereal pelo porto de Porto Alegre. Mais importante do que o retorno financeiro advindo do negócio, são os benefícios proporcionados pelo transporte hidroviário: a economia e a agilidade. "Usando as águas para o transporte do arroz estamos desafogando o tráfego nas estradas e evitando o desperdício do produto, sem o derrame existente nos caminhões", relaciona Oliveira.
O gerente da unidade da Cesa de Porto Alegre, Nélson Luiz Gomes, comenta que, como é o primeiro carregamento de arroz, vários ajustes ainda precisarão ser feitos para novos embarques já projetados. "Estamos tendo muito cuidado para não quebrar o grão. Da próxima vez, a nossa velocidade de transferência do grão do silo ao navio será mais rápida", explica. No trigo, por exemplo, o carregamento é feito com o dobro de velocidade.
Reestruturação
O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, que presidente o Conselho de Administração da empresa, conta que a governadora Yeda Crusius está dando todo o apoio para a reestruturação da Cesa.
"O objetivo da governadora é ampliar o atendimento da companhia", ressalta. Dentro do planejamento realizado, está a recuperação do terminal fluvial de Cachoeira do Sul, para conectá-lo à logística formada pelas unidades de Estrela, Porto Alegre e Rio Grande.
A transformação do silo da Cesa em Rio Grande em terminal exportador, com investimento de R$ 469,5 mil, completa o projeto de exportação do arroz do governo do Estado. "Apesar de toda a dificuldade financeira enfrentada pelo Estado, a governadora Yeda Crusius não está medindo esforços para apoiar os produtores gaúchos, responsáveis por 61% da produção de arroz do Brasil", elogia Machado.
A capacidade estática do silo de Rio Grande é de 60 mil toneladas. O secretário estima que as obras que permitirão o trasporte do cereal do armazém da Cesa aos navios deve estar pronta no próximo mês.

Fonte: Governo do Estado do RS
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23