Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 12 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Registro - Cientista alerta para resfriamento
Data: 25/06/2008
 
Seminário apontou necessidade de os agricultores protegerem lavouras contra frio e geadas  
Os produtores gaúchos precisam se preparar para enfrentar invernos rigorosos e proteger as lavouras dos efeitos de geadas intensas que devem atingir o Estado nos próximos anos. O alerta, feito pelo doutor em meteorologia e professor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Baldicero Molion, vai contra todas as previsões que alardeiam o processo de aquecimento do planeta. Segundo o especialista, o clima é feito de ciclos e, após um período de 20 anos de aquecimento, o oceano Pacífico estaria dando início ao momento de resfriamento do planeta. 'Os anos 30 e 40 foram muito mais quentes do que 1998, que foi o mais aquecido dos últimos anos', apontou. Ele participou, ontem, do segundo dia do Seminário Cooplantio – Produção para o Novo Mercado Mundial, que termina, hoje, em Gramado.
Aliar o aproveitamento racional da terra ao aumento da produtividade é outro desafio dos agricultores. É com este espírito que, segundo o engenheiro agrônomo e professor da pós-graduação em Agronegócios da Uniube Anderson Galvão, pesquisas importantes estão sendo feitas. A idéia é, pela biotecnologia, trazer ganhos econômicos e ambientais, comprovados pela redução dos custos e respeito à natureza.
A diminuição dos gastos com a produção também aparece como uma preocupação dos ruralistas. O gestor da unidade de Negócio de Fertilizante da Cooplantio, Nelson Horowitz, apresentou formas de fazer uso eficiente dos fertilizantes. Segundo ele, a aplicação de adubo é de extrema importância para aproveitar melhor a terra, mas, antes de tudo, é preciso análise do produto mais adequado. Também foi abordada a necessidade de evolução do sistema de produção familiar. O engenheiro agrônomo Cilotér Iribarrem orientou os proprietários de terras a conversarem com os filhos sobre as propriedades rurais. 'Não dá para tentar colocar todos os filhos no negócio. É preciso avaliar as capacidades, mas a família toda deve estar informada da situação da empresa.'

Fonte: Correio do Povo
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23