Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 12 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Trigo de sequeiro apresenta boa produtividade em Alto Taquari (MT)
Data: 01/07/2008
 
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), realizam no dia 5 de julho, na fazenda Saturno, no município de Alto Taquari (479 km ao Sul de Cuiabá), na propriedade de José Altair Tonsis e Irmãos uma visita técnica para apresentar as Unidades de Observação com cinco variedades de trigo de sequeiro. A colheita do trigo de sequeiro será feita agora em julho e os testes preliminares já apontam boa produtividade, atingindo entre 35 a 55 sacos por hectare.
O extensionista da Empaer, Hortêncio Paro, fala que o objetivo da visita é mostrar a potencialidade de exploração do trigo de sequeiro em propriedades acima de 700 metros de altitude. As variedades IAC 350, BR 18, BRS 208, Aliança e Brilhante estão sendo testadas na propriedade. Segundo Paro, a BR 18 continua sendo o material de grande potencial para o Estado, com tolerância a doença bruzone e a variedade IAC 350, que apresenta boa adaptação climática é a mais indicada para produção de massas em especial de macarrão.
Os irmãos Tonsis cultivam trigo em escala comercial há mais de nove anos. Nessa safra 2007/2008, plantaram 60 hectares com a variedade BR 18, e a produtividade pode atingir aproximadamente 35 sacos por hectare. Hortêncio analisa que é economicamente viável, considerando que o saco de 60 quilos de trigo está sendo vendido a R$ 45, dando um lucro de R$ 1.575,00 por hectare de trigo produzido. ”O trigo do Estado já é comparado com o melhor trigo produzido na Argentina – maior produtor de trigo da América Latina – em termos de peso específico, força de glúten e qualidade sanitária”, salienta.
O extensionista afirma que a cultura do trigo é cultivada há mais de 25 anos, no município de Alto Taquari e para discutir a sustentabilidade da triticultura na região vão contar com a presença do representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Paulo Morcelli, presidente do sindicato dos panificadores do Estado, Luis Garcia e membros do Protrigo. O evento é direcionado para produtores, estudantes de agronomia e empresários do setor. Mais informações fone: 3613 1725 (Empaer).

Fonte:Gazeta Digital - Cuiabá.
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23