Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 12 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Registro - Clima deve favorecer plantio da safra 2008/09
Data: 25/07/2008
 
Se depender das condições climáticas, o plantio da safra de grãos 2008/2009 não deve atrasar no Brasil. As floradas das lavouras de café e dos pomares de citros, que necessitam das primeiras chuvas de setembro, também devem ser normais, de acordo com análise das agências meteorológicas Somar e Climatempo. As previsões afastam os temores dos agricultores, que previam a repetição das condições climáticas do final de julho do ano passado, quando as chuvas extemporâneas prejudicaram a colheita da cana e do café, além de antecipar as floradas dos cafezais e laranjais.
Livres de fenômenos como El Niño e La Niña, os produtores poderão iniciar a implantação da safra de grãos no período recomendado pelo zoneamento agroclimático, entre o final de setembro e outubro. "Estamos em uma fase de transição entre os fenômenos e devemos ter um período que neutralidade climática", afirmou Paulo Etchitchury, da Somar Meteorologia.
No ano passado, a presença do fenômeno La Niña (esfriamento das águas do Oceano Pacífico) estendeu o período de estiagem desde o outono (março) até outubro, o que atrasou o plantio de soja e milho na região Centro-Sul. "Em abril deste ano vimos as últimas influências do La Niña. O fenômeno enfraqueceu totalmente e o regime de chuvas da primavera deve ficar dentro da média histórica", afirmou Etchitchury. De acordo com Josélia Pegorin, da Climatempo, o último La Niña teve intensidade entre leve e moderada e nem este fenômeno nem o El Niño aparecem nos mapas meteorológicos nos próximos meses.
Os meteorologistas alertam que ainda é cedo para prever volume de chuvas e temperaturas de agosto para frente, mas modelos climáticos mostram com consistência um período de neutralidade climática no inverno e na primavera. "As previsões sempre trazem embutida certa imprecisão, mas a neutralidade é consistente", disse Etchitchury.
Quanto ao restante do inverno, Etchitchury e Pegorin ponderam que, dentro do mesmo conceito de neutralidade, as condições devem continuar normais, ou seja, com temperaturas mais baixas e ausência de chuvas mais significativas, em que pese alguns períodos de temperaturas acima da média, como as últimas duas semanas. "Julho e agosto são os períodos mais secos do ano e devem continuar assim em que pese as chuvas leves previstas para esta semana", afirma Pegorin.
O meteorologista da Somar considera que o inverno tem sido normal, sem eventos extraordinários. Neste sentido, as atividades agrícolas típicas deste período, como a colheita de café, cana, laranja e milho safrinha, devem seguir sem problemas.

Fonte: Jornal do Comércio
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23