Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, domingo, 12 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Safra - Safra de grãos 2008/9 começa a ser semeada no Estado
Data: 05/09/2008
 
De maneira gradativa, segue aumentado a área plantada da safra 2008/09. Embora ainda não se tenha a real dimensão do total a ser coberto este ano, se estima que já tenham sido semeados cerca de 240 mil hectares de milho e 15 mil hectares de feijão. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, as regiões mais adiantadas se encontram nas Missões, Noroeste Colonial, Alto e Médio Uruguai, zonas onde normalmente as temperaturas, nesta época do ano, permitem uma germinação sem problemas. Isto, aliado à boa umidade disponível no solo, tem propiciado condições favoráveis ao processo, fazendo com que os produtores intensifiquem o plantio. Mas, para todas as culturas, o primeiro levantamento referente à intenção de plantio deverá estar concluído a partir da segunda quinzena deste mês.
O início do plantio da soja será no mês de outubro, quando também se intensifica o plantio do arroz no Estado. No entorno de Bagé, o preparo do solo está sendo dificultado pelas chuvas freqüentes, embora estas sejam benéficas para melhorar o acúmulo de água nas barragens, que já estão com mais de 90% da capacidade. Na Fronteira Oeste, onde o preparo de verão ultrapassa os 60% da área normalmente cultivada, chegando aos 90% em Uruguaiana, existe uma tendência de antecipação do plantio para meados de setembro. O objetivo é aproveitar ao máximo as chuvas da primavera, fugindo das altas evaporações dos meses de janeiro e fevereiro e aumentando a eficiência da irrigação.
No caso do trigo, os dias ensolarados dos últimos períodos favoreceram o aumento do percentual de lavouras em fase de floração (28%), além de algumas lavouras apresentarem uma aceleração no seu desenvolvimento (61%). Nesse sentido, está em 11% o percentual de lavouras que já se encontram em formação de grãos. Devido ao baixo percentual de emissão de panículas na maioria das lavouras, as alterações nas estimativas de produção ficam prejudicadas, apesar dessas se mostrarem, no momento, acima do previsto inicialmente.

Fonte: Governo do Estado do RS
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23