A Conab vai realizar, a partir da próxima semana, uma série de leilões e aquisições diretas de produtos. O objetivo é formar estoques estratégicos e apoiar produtores rurais. Um das decisões tomadas pelo governo nesta quinta-feira (11) é estender, ainda neste mês, as operações de Aquisições do Governo Federal (AGF) de trigo para os estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. As compras diretas serão realizadas onde o preço da commodity estiver sendo praticado abaixo do preço mínimo, fixado em R$ 480,00/t para a safra atual. Nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, as AGF foram abertas desde o início de setembro. Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de que as operações sejam iniciadas a partir de outubro, com a intensificação da colheita do trigo.
Milho A Conab vai continuar lançando contratos de opção pública para a aquisição de 200 mil/t por semana de milho. As operações de Prop para o Norte/Nordeste terão 50 mil toneladas semanais. Também será mantida a intenção de compra, via leilões públicos, para formação de estoque estratégico de até 300 mil toneladas do cereal.
Arroz Nos próximos dias 16/09, 30/09 e 15/10 serão feitos leilões de arroz, com 50 mil/t em cada rodada. O produto está estocado nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A Conab poderá aumentar a quantidade ofertada, se verificado aviltamento do preço do cereal.
Vinho A estatal vai definir, para os próximos dias, realização de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) de mais 4 milhões de litros de vinho produzidos no Rio Grande do Sul. Esta será a última comercialização deste ano para o escoamento do produto.