Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Registro - Uruguai investiga denúncia de febre aftosa em Artigas
Data: 07/10/2008
 
O governo do Uruguai investiga denúncia de um foco de febre aftosa no departamento de Artigas, na fronteira com Quaraí, no RS. Quatro bovinos da raça Holandês foram sacrificados. Apesar dos testes laboratoriais ainda estarem em andamento, a hipótese foi eliminada pelo Ministério da Agricultura e Ganaderia. 'Descartou-se, em primeira instância, que estes animais tivessem aftosa, mas é preciso ser muito cuidadoso. Até que tenhamos as análises de laboratório, não posso dar informações oficiais', afirmou o ministro da Agricultura, Ernesto Agazzi. E ainda destacou que, pelas informações clínicas, 'o que surgiu no local como um alerta não se trata de nenhuma das doenças conhecidas.' Autoridades uruguaias e brasileiras não souberam precisar quais os sintomas apresentados.
O diretor técnico da Superintendência do Ministério da Agricultura no RS (Mapa/RS), José Severo, informa que conversou com dirigentes daquele país diversas vezes ontem e descobriu se tratar de uma propriedade pequena, em área de reflorestamento. 'De qualquer forma, o país está vigilante', destacou.
Segundo Severo, até a emissão de laudo definitivo, o Brasil não tomará medidas restritivas. Contudo, a vigilância será reforçada, com maior atenção ao trânsito de animais. De acordo com o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, uma resposta oficial do Uruguai é aguardada para hoje. 'Esperamos que não seja aftosa.' Ele ponderou, no entanto, que o rebanho gaúcho está vacinado e que as fronteiras estão bem vigiadas.
O coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte da Farsul, Carlos Simm, disse que a confirmação de aftosa seria ruim tanto para o Uruguai quanto para o RS. 'Estamos em um ambiente de recuperação de preços. Qualquer suspeita seria danosa', salientou.
  
Fonte: Correio do Povo
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23