Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Setor arrozeiro abre o plantio do arroz com otimismo
Data: 22/10/2008
 
O setor arrozeiro abre o Plantio de Arroz com clima de otimismo com um incremento de área próximo a 2% em relação à safra passada.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) realizam nesta quinta-feira (23/10) a solenidade de Abertura Oficial do Plantio do Arroz da Safra 2008/2009, às 10 horas, na Estação Experimental do Arroz (EEA/Irga), em Cachoeirinha.
O setor arrozeiro abre o Plantio de Arroz com clima de otimismo com um incremento de área próximo a 2% em relação à safra passada. Cerca de 40% da área já está semeada, o avanço está adiantado em relação à safra passada. Segundo o levantamento do Irga, para a safra 2008/09 o Rio Grande do Sul deve semear em torno de 1,08 milhão de hectares. Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, a expectativa é que a safra seja maior do que a passada, “não só em área, mas em produtividade também”, destaca. “Com um clima favorável e a adoção de tecnologias, a lavoura gaúcha terá maior produtividade, qualidade, rentabilidade e sustentabilidade ambiental”, completa.
Na solenidade de abertura será semeada a cultivar IRGA 424, representando simbolicamente a Abertura do Plantio. A variedade confirmou as expectativas de produtividade da última safra com cerca de 80 mil hectares cultivados em todas as regiões arrozeiras. Na safra 2007/08, uma unidade do município de Uruguaiana registrou a maior produtividade média com a cultivar IRGA 424, com 12,62 toneladas por hectare em uma área de 44 hectares.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, a evolução da produtividade das últimas safras traz muitos benefícios ao Estado, um avanço para a economia com geração de mais emprego e renda. Atualmente, o Estado tem cerca de 18,5 mil produtores, a estimativa é de que em torno de 230 mil pessoas vivam direta ou indiretamente da cultura do grão.
Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, as expectativas de uma boa safra, com o aumento de área e o apoio que o setor orizícola tem recebido junto aos governos Federal e Estadual motivou os produtores gaúchos. “Com clima de otimismo comemoramos mais uma Abertura de Plantio. O cenário evidencia que não faltará produto no mercado”, salienta.
Será realizada a apresentação do Programa da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá entre os dias 05 e 07 de março de 2009, na EEA/Irga, em Cachoeirinha. O evento arrozeiro promete ser o maior da história com exposição de máquinas, vitrine tecnológica, além de uma maior participação de arrozeiros e empresas ligadas ao setor. Algumas das novidades e atividades do encontro orizícola serão divulgadas durante a Abertura do Plantio pelos dirigentes do Irga e Federarroz, Maurício Fischer e Renato Rocha.
Em seguida, será servido um almoço para autoridades. A expectativa é que cerca de 250 pessoas compareçam no local. O evento reúne autoridades, secretários estaduais, deputados estaduais e federais, representantes de entidades arrozeiras, empresas ligadas ao agronegócio, conselheiros do Irga, técnicos, produtores, imprensa, e demais convidados.
Na parte da tarde, a classe arrozeira se reúne nos auditórios do Centro de Pesquisa. Às 13h30, produtores, técnicos e representantes da Cadeia Produtiva do Arroz se reúnem no Auditório 02 com representantes do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), para tratar de questões ambientais nas Bacias Hidrográficas dos Rios dos Sinos e Gravataí que visam a adequação das lavouras e das propriedades à legislação, através de Termos de Ajustamento de Conduta. O encontro conta com a presença dos Promotores de Justiça do Ministério Público, Alexandre Saltz, Daniel Martini e Ximena Ferreira. Paralelo a essa reunião, o Conselho Deliberativo do Irga se reúne no Auditório 01 para discutir assuntos administrativos, Planejamento Estratégico, mercado e Fundação Irga.
A orizicultura gaúcha teve a maior colheita da história na última safra. A produção total chegou a 7,5 milhões de toneladas, um aumento de 15% em relação à 2006/07. A produtividade também atingiu índices históricos e os produtores colheram, em média, 7,05 toneladas por hectare. O Estado é o maior produtor nacional de arroz e sua safra representa 61% do total produzido no Brasil.
Homenagem – O encontro conta, ainda, com a apresentação da escola de samba União da Vila do IAPI, de Porto Alegre. Em homenagem à Abertura do Plantio, o samba-enredo traz como tema “Arroz: grão sagrado que na Vila tornou-se tesouro”. O grupo carnavalesco aborda a história do arroz e a importância deste alimento para o desenvolvimento econômico-social de nosso Estado e leva o tema para o desfile municipal no Carnaval 2009, em Porto Alegre.

Fonte: Irga
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23