Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Feijão - Prejuízos nas lavouras de feijão do PR
Data: 23/10/2008
 
O excesso de chuva traz problema para as lavouras de feijão do Paraná. Parte da produção de Prudentópolis já está comprometida.
De olho nos preços altos do feijão o agricultor Ricardo Lubzyck aumentou a área em 60%, mas a chuva atrapalhou os planos do agricultor. “Se o preço se mantiver, ainda existe uma solução. Agora, se houver queda de preço o prejuízo é certo”, avalia.
Os produtores estavam animados com o bom preço da saca de feijão, comercializado por uma média de R$ 150,00. Por isso, a área plantada no município aumentou em 50% em relação ao ano passado. Mas os agricultores não contavam com a instabilidade do clima.
“O feijão deveria estar maior, mas não desenvolveu por falta de luz”, explicou Dionísio Ternoski, secretário de Agricultura de Prudentópolis.
À primeira vista as folhas verdes não revelam o problema. O excesso de chuva trouxe umidade e doenças. As raízes apodreceram. Segundo os institutos de meteorologia, neste mês já choveu 40% a mais do que o esperado.
“Chuva excessiva, continuada e, principalmente, a questão de baixas temperaturas. Está valendo uma perda de 40% na produtividade das lavouras de feijão a nível de município”, calculou Divanzir Batista, técnico agrícola.
O produtor Martins Lubzyck esperava colher mais de nove toneladas de feijão. Agora, torce para que o tempo melhore. “Nós vamos torcer para que dê tempo bom para colhermos um feijão sadio”, disse.

Fonte: Globo Rural

 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23