Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Safra - Colheita dos Estados Unidos de milho e soja está no auge
Data: 28/10/2008
 
Agricultores dos Estados Unidos estão no auge da colheita da safra de milho e soja. É o que mostra o repórter da rede paranaense, Sandro Ivanóviski, que acaba de voltar de uma viagem às regiões produtoras.
O chamado cinturão do milho é uma região que se estende por nove Estados e onde se concentra a produção de milho e soja dos Estados Unidos. As lavouras de milho somem no horizonte.
A colheita deste ano foi prejudicada pelas enchentes e furacões. A produção deve chegar a 310 milhões de toneladas. Serão 7% a menos do que na safra passada. Mesmo assim, esta é a segunda maior colheita de milho da história dos Estados Unidos.
Terry Gerken é um tradicional produtor de milho no Estado de Illinois. Dessa vez ele aumentou a área plantada. Dos 7,3 mil hectares, quatro mil e setecentos foram destinados para o milho. O agricultor contou que por causa das chuvas freqüentes está com a colheita atrasada em duas semanas.
Essa foi uma primavera muito chuvosa nos Estados Unidos. Mas isso não atrapalhou a colheita de soja e a previsão é de uma produtividade normal.
A produção deve chegar a 81 milhões de toneladas, dez milhões a mais do que na safra passada.
Justin Edler está colhendo 1,6 mil hectares de soja. Ele disse que o rendimento da lavoura está melhor do que na safra passada.
Tanto Justin, com a soja, quanto Terry, com o milho, deixam uma parte da colheita em casa. Uma característica da agricultura americana é que as propriedades rurais, pequenas ou grandes, têm armazéns para guardar a produção. Isso foi o que comentou o economista Gustavo Sbrissia, da Organização das Cooperativas do Paraná, que acompanhou a equipe de reportagem na viagem.
“O produto fica locado na própria propriedade. Aí ele entrega em alguma cooperativa ou acaba depositando nas unidades das empresas privadas localizadas próximo à propriedade”, explicou Sbrissia.
Outra característica da produção norte-americana é o transporte. Nos Estados Unidos, dificilmente se vê filas de caminhões carregados com grãos pelas estradas. No país o caminho que a safra segue é outro. Os produtores norte-americanos escoam perto de 70% da safra pelos rios. O Rio Mississipi é um dos principais corredores. Outra parte também segue de trem.
Mas é andando pelas roças dos Estados Unidos que os repórteres encontraram algo que dificilmente é visto em plantações brasileiras. Tem mulher colhendo a safra. Nesta época Keith Rovey ajuda o marido pilotando a colheitadeira. Ela disse que pilotar a colheitadeira não é complicado. É tão fácil quanto dirigir um caminhão.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informou que 39% do milho e 76% da soja já foram colhidos.

Fonte: Globo Rural

 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23