Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Arroz - Pesquisadores da USP desenvolvem chopp à base de arroz
Data: 12/11/2008
 
O portal Agora Vale  divulgou nesta quarta-feira (12), uma novidade no mercado brasileiro: um novo tipo de chopp, produzido com arroz preto cultivado em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.
De acordo com o site, a matéria-prima da bebida, originária da China, foi desenvolvida por pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP), e é uma variedade exótica de arroz, pouco conhecida no Brasil, mas com grande potencial de mercado.
A bebida utiliza 35% de arroz, substituindo o malte e a cevada, o que confere uma coloração acastanhada e brilhante, um pouco mais clara do que a cerveja ‘bock’. O teor alcoólico do chopp de arroz preto é de 5,15%, enquanto que na cerveja de puro malte tradicional, varia entre 3,5% e 5,5% e, no tipo bock, 7% por volume de álcool.
Em comparação ao arroz tradicional, o preto é rico em proteínas e fibras e contém dez vezes mais compostos fenólicos. O chopp criado na EEL é o primeiro a utilizar esta matéria-prima no mundo, embora o arroz preto já tenha sido empregado na China para obtenção de vinho e vinagre.
O arroz preto de Pindamonhangaba é da variedade IAC 600, pesquisada e desenvolvida no Pólo Regional da Apta. A pesquisa para desenvolver o grão em Pinda durou mais de 12 anos.

Fonte: Irga
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23