Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, terça-feira, 14 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Ervas invasoras concorrem com soja transgênica
Data: 19/11/2008
 
Agricultores do oeste do Paraná que plantaram soja transgênica estão preocupados com a buva, uma planta invasora que compete com a soja. O uso do glifosato não está resolvendo o problema.
Foi a soja brotar para o agricultor Clores Macanhão ficar aborrecido. E olha que o problema aparece de longe. A plantação está infestada de uma erva invasora: a buva. Não seria de se espantar se não fosse por uma questão: a soja que ele plantou é transgênica. A variedade RR foi desenvolvida justamente para resolver problemas com ervas invasoras. A soja é resistente ao princípio ativo glifosato. Por isso, ao passar o produto, as ervas, como a buva, morrem e a soja permanece viva. Só que não é isso que está acontecendo na fazenda de Seu Clores. Ele passou uma vez o glifosato e nada de matar a buva.
“Você passa o veneno. Ela dá uma sapecada, mas cada vez ela vai ficando mais encorpada”, constatou o agricultor.          
Situação semelhante à encontrada em várias fazendas do oeste do Paraná. Lavouras infestadas.
Sérgio Marchi, é da Coodetec, empresa de pesquisa, explica que o uso recorrente do herbicida pode levar ao desenvolvimento do problema. “O produtor não faz a rotação de cultura. Isso vai selecionando plantas tolerantes a esse princípio ativo e, conseqüentemente, vai aumentando a população dessas plantas. Então, você vai ter um baixo controle e uma população cada vez maior“, precisou o agrônomo.
Só um outro tipo de controle dá jeito no mato: o produtor tem que arranjar tempo e funcionários de sobra para arrancar a erva invasora na enxada ou à mão. O serviço não é fácil e a mão-de-obra é escassa, mas Renato Martini está disposto a acabar com o problema. As ervas invasoras concorrem com a soja na retirada de nutrientes do solo e podem levar a uma queda na produtividade. ”Esse tipo de controle a gente vai fazer, mas a gente não vai conseguir cobrir toda a área. Eu diria que é impossível”, afirmou o agricultor.
Os agricultores do Rio Grande do Sul, que usam a soja transgênica há mais tempo, também enfrentam o mesmo problema.

Fonte: Globo Rural

 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23