Produtores de milho já registraram perda de até 80%
Representantes do Movimento dos pequenos agricultores realizaram uma série de reuniões nesta segunda-feira em Porto Alegre com o governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Atualmente 22 cidades das regiões Norte e Noroeste estão em situação de emergência devido à estiagem. Para amenizar a crise, eles querem que o governo garanta a anistia do troca-troca de sementes da safra 2007-2008 e disponibilize um novo volume de forma imediata.
De acordo com o Movimento, nas regiões afetadas pela seca, os pequenos produtores de milho, por exemplo, já contabilizam perdas de até 80%. Também há perdas de 50% na safra do feijão e 30% na soja. O coordenador do Movimento, Plínio Simas, destaca que a pastagem dos animas está acabando. Segundo ele, é preciso que o governo apresente medidas a curto prazo para diminuir os problemas.
Plínio adianta que pelo menos outros 20 municípios das regiões Norte e Noroeste também devem entrar em situação de emergência nos próximos dias. Os pequenos Agricultores vão aguardar agora o parecer do governo e os resultados das negociações com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília.
A previsão do tempo para o Rio Grande do Sul neste verão, é de temperaturas altas, inclusive, ultrapassando a média da estação. Em janeiro, os termômetros devem chegar aos 40ºC. Conforme os meteorologistas, a chuva que atinge a região sudeste do país faz com que o ar fique mais seco no Estado.