Tempo - Chuva e vento derrubam plantações de milho/PR
Data:
29/12/2008
Pato Branco - A maioria dos agricultores esperava a chuva como presente de Natal, mas alguns receberam a chuva e vento forte, que acabaram trazendo mais prejuízos. A seca provocou perdas de produtividade principalmente no milho, pois dificultou a formação das plantas. Com a chuva e vento fortes que caíram na tarde da última quarta-feira, as perdas serão ainda maiores. Em alguns lugares os pés de milho ficaram no chão.
Os estragos foram mais sentidos em propriedades de Pato Branco e Bom Sucesso do Sul, mas houve fortes chuvas também em Itapejara d’Oeste e Chopinzinho. Na propriedade de Tranquilo e Vilso Bonetti, na comunidade de São João Batista, em Pato Branco, os estragos foram maiores em algumas manchas, e como o milho está no início da formação dos grãos, pai e filho consideram difícil a possibilidade de continuidade do desenvolvimento. Caso isso aconteça, também será difícil colher.
A quantidade de chuva que caiu na propriedade na quarta-feira, de acordo com Vilso, foi de 25mm, uma das maiores precipitações pluviométricas dos últimos dias, entretanto o vento derrubou parte do milho. Ele comentou que é comum acontecer vendaval com granizo quando tem muito sol e vem uma frente fria. Vilso contou que estava na casa de um vizinho no momento da chuva e quando voltou percebeu os estragos.