Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Tempo - Solicitações ao Proagro crescem 75% em 15 dias
Data: 30/12/2008
 
Os pedidos de perícia feitos por produtores com lavouras prejudicadas pela seca deram um salto de 75% nas últimas duas semanas no Estado. Com o agravamento da estiagem, a Emater, principal realizadora das vistorias, recebeu 3,5 mil solicitações, contra 2 mil registradas até 17 de dezembro, principalmente em lavouras de milho.
Para ter direito à indenização do seguro público federal, o Proagro, é preciso comprovar, por meio de laudos técnicos, perda superior a 30%. A maioria dos comunicados é de municípios nas regiões de Santa Rosa e Ijuí.
Até agora tem sido possível atender ao movimento sem deslocar técnicos, mas a previsão é de remanejamento nos próximos dias. De acordo com o coordenador de crédito rural da Emater, Cezar Henrique Ferreira, isso será necessário porque as regras do programa determinam nova perícia próxima à colheita, comprovando a perda da produção indicada na primeira visita. É com o resultado desse laudo final que o banco autoriza o pagamento da indenização.
Apesar do crescimento da demanda, o atendimento está sob controle. Até ontem, 2,8 mil perícias haviam sido concluídas pela Emater. De acordo com Ferreira, a situação ficou mais tranqüila após ampliação de prazos de tramitação dos comunicados de perda. No dia 19, devido ao elevado volume de pedidos, o Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio da carta circular 3.363, aumentou de três para dez dias o período para efetuar a perícia. E aplicou a mesma regra a outras etapas do processo.
Os novos prazos são válidos para comunicados de perda efetuados até 30 de janeiro de 2009. Apesar dos pedidos serem em grande parte na cultura do milho, há registros de perdas também na soja. No último levantamento sobre a situação da safra de verão no Estado, em 18 de dezembro, a Emater apontava atraso no plantio da oleaginosa em relação a safras passadas.


Fonte: Correio do Povo
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23