Safra - Governo do Estado auxilia municípios atingidos pela estiagem
Data:
06/01/2009
Para amenizar os efeitos da seca no Norte e Noroeste do Estado, o governo gaúcho está agilizando os pedidos do Proagro às lavouras atingidas pela estiagem. Desde a segunda quinzena de dezembro, cerca de 4,9 mil pedidos foram solicitados à Emater/RS e entregues aos bancos financiadores. Estima-se que mais de 84 mil pessoas estejam afetadas diretamente pela estiagem nos 44 municípios em situação de emergência. Após ser sancionado pela governadora Yeda Crusius em novembro, o Programa Estadual de Irrigação, integrante do Programa Estruturante Irrigação é a Solução, iniciou obras de microaçudes em municípios afetados pela seca, como Boa Vista das Missões, Fortaleza dos Valos, Jaboticaba, Pinhal, Nova Tiradentes, Sete de Setembro, Trindade do Sul e Rodeio Bonito, entre outros.
A Emater está prestando assessoria direta aos produtores para diminuir as perdas na lavoura, vistoriando as propriedades com GPS e identificando a real situação das áreas. Em seguida, o laudo é entregue à entidade bancária que efetua o pagamento do seguro. Como a Emater tem sede em 485 municípios gaúchos, o produtor deve se dirigir a qualquer unidade e solicitar a vistoria.
As perdas, até o momento, concentram-se nas lavouras de feijão e milho. Segundo a diretora-técnica da Emater, Agueda Mezzomo, a entidade capacita produtores para a construção de cisternas e microaçudes e recomenda aos agricultores o escalonamento de culturas. "As perdas são regionalizadas e concentradas no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul", disse a diretora. Em 2008, a capacitação em irrigação atingiu 12 mil agricultores em todo o Estado.
A Defesa Civil ratifica recomendações para que a população tenha cuidado no uso da água, evitando lavar veículos e calçadas com mangueiras. O órgão também solicita às pessoas que utilizem os aparelhos eletrodomésticos apenas em suas capacidades plenas, sem deixar torneiras ou chuveiros abertos desnecessariamente.