Soja - Soja será plantada em 1,3 milhão de hectares em MS
Data:
06/01/2009
Uma das principais culturas que impulsionam a economia de Mato Grosso do Sul passa por um momento delicado no começo de 2009. A falta de chuvas na região Sul do Estado tem comprometido as lavouras de soja nas proximidades de Dourados. Com isso, a produtividade deve ficar abaixo do esperado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul terá 1.689.080 hectares utilizados na produção de soja. Desse total, 83% foram cadastrados no sistema da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), totalizando 1.356.476 hectares cadastrados.
A data para cadastramento foi até 15 de dezembro, excepcionalmente no ano passado. A partir de 2009, a data fica fixa em 30 de novembro. Alguns produtores que não cadastraram suas propriedades já procuraram a área de gestão vegetal da Iagro para solicitar o cadastramento após o fechamento do sistema, que foi aberto em 1° de setembro de 2008.
No requerimento, encaminhado à diretoria da Iagro, o produtor solicita o cadastramento, enviando anexos os dados da propriedade, como quantidade de hectares, culturas utilizadas, entre outras informações.
“Todos os casos serão analisados e os produtores serão comunicados da decisão. Entretanto, alertamos para os produtores não deixarem de cadastrar, pois a falta de cadastro pode resultar em multas no período de vazio sanitário da soja”, alerta Glaucy Ortiz, gestora de defesa sanitária vegetal.
Em 2008, o não cadastramento das áreas de plantio da soja resultou em 249 multas, das 383 aplicadas durante a fiscalização no vazio sanitário da soja. Ao todo, foram visitadas 4.603 áreas de plantio (que podem ser na mesma propriedade), em um total de 1.055.192 hectares, percorridos em 58 municípios.