Safra - Perdas históricas são registradas no campo
Data:
09/01/2009
Com a estiagem que já dura 50 dias, produtores do Paraná registram perdas históricas nas lavouras de soja, milho e feijão. Segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Agricultura do Estado, as safras de soja e milho, antes com recorde projetado, terão quebra significativa. O Paraná somava, com base no último mês de 2008, R$ 1,5 bilhão em prejuízos por causa da falta de chuva.
Até dezembro do ano passado, a seca destruiu 1 milhão das 12,2 milhões de toneladas de soja previstas para esta safra no Paraná. As perdas na produção de milho eram de 1,7 milhão – 20% menos do que o calculado. No feijão houve quebra de 25,5% na safra, projetada em 610 mil toneladas. Mas o prejuízo pode ser ainda maior porque só começou a chover esta semana e, mesmo assim, muito menos do que seria preciso para sanar o déficit hídrico.
A Secretaria de Agricultura está preparando um novo levantamento das perdas causadas pela seca no Paraná. O estudo deve ficar pronto no final do mês. Para monitorar as perdas no ciclo de verão e orientar os produtores no plantio da de inverno, o governo está criando um comitê integrado por representantes do setor e técnicos. Pelo menos 10 mil produtores paranaenses já fizeram pedido de seguro agrícola.