Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Rússia quer fornecer trigo ao Brasil
Data: 19/01/2009
 
A Rússia poderia começar a exportar grãos, especialmente trigo, ao Brasil, substituindo parte das compras que os brasileiros fazem da Argentina, informou uma autoridade do governo russo à agência Interfax.
Segundo o chefe do Rosselkhoznadzor (agência de segurança alimentar), Sergei Dankvert, apesar de questões técnicas ainda não terem sido todas resolvidas, os contatos comerciais já poderiam ter início.
"Durante as negociações com nossos colegas brasileiros, na semana passada, eliminamos quase todas as restrições que o Brasil coloca em termos de exportações de grãos. Restam apenas assuntos técnicos para serem resolvidos, mas conversas comerciais já podem começar agora".
Todos os documentos necessários para as exportações de grãos russos ao Brasil serão oficialmente assinados depois de 15 de fevereiro, durante a feira Prodexpo, em Moscou, afirmou.
Apesar de não estarem suspensos, os embarques argentinos devem cair mais em 2009, já que o país vizinho colhe uma safra bem menor, afetada por seca e, segundo fontes da indústria, pela própria política de taxas argentina.
Após várias reuniões entre os ministérios da Agricultura da Rússia e do Brasil, foi criado um grupo de trabalho que poderia resolver questões fitossanitárias que possam surgir, disse ele.
Além de questões técnicas, as exportações de trigo da Rússia para o Brasil têm uma dificuldade tarifária, pois a Argentina conta com isenção de taxas para vender o produto aos brasileiros, parceiros comerciais dos argentinos, por meio de acordos dentro do Mercosul.
A Rússia, o principal importador de carnes do Brasil, tem exportado anualmente de 10 a 15 milhões de toneladas de trigo. É um dos principais exportadores mundiais do grãos, mas não exporta ao Brasil.
Já a Argentina terá um volume de trigo disponível para exportação, segundo o Usda, de 4,3 milhões de toneladas em 08/09, o mais baixo em muitos anos.

Fonte: Gazeta Mercantil
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23