Soja - Colheita de soja em Amabai/MS ficou abaixo do esperado
Data:
02/02/2009
O balanço final feito em cima da primeira fase de colheita da soja em Amambai revelou uma produção bem abaixo do ideal. “Nessa primeira fase foram colhidas as lavouras afetadas pela seca. A produção foi realmente baixíssima, mas ainda houve produtores que colheram quase que o normal. A média de colheita foi de 600 a 2700 sacas de soja por hectare”, esclarece o técnico agrícola Sérgio Costa Curta, proprietário de uma empresa que presta serviços de assistência técnica na área agrícola no município.
Os agricultores esperam que as próximas colheitas sejam melhores; para isso será necessário que o clima seja um aliado e que chova periodicamente.
“A colheita é definida em três fases. Essa primeira, que define a produção, onde foi comprovada uma perda grande; a segunda fase, que já não depende mais do clima, mas onde se espera um nível de produtividade melhor; e a terceira, mais ou menos no início de abril, que ainda depende do clima e se espera que a produção seja normal.”
Segundo Sergio, a grande expectativa dos produtores é que com o lucro da safra eles consigam, no mínimo, sanar seus compromissos.
De acordo com o técnico agrícola, para que a terceira fase não sofra prejuízos é necessário que pelo menos ocorram chuvas semanais durante todo o mês de fevereiro.
A estimativa inicial era de que os 43 mil hectares plantados no município gerassem uma produção de 109 mil toneladas do grão. “Após esse primeiro balanço, essa estimativa passou para 97 mil toneladas, ou seja, uma redução de 25% em cima da produção esperada no início da safra.” (Com Informações: A Gazeta News)