O levantamento feito pela empresa japonesa de importação e exportação de commodities Marubeni Corp mostrou que a demanda por café na China, a economia que mais cresce entre as principais do mundo, deverá continuar se expandindo a 20% ao ano se as torrefadoras oferecerem produtos adequados aos gostos e orçamentos dos consumidores locais. O número de empresas de torrefação de café na China saltou de 25 para 30 em um ano por causa do crescimento nas vendas para consumidores de Xangai e outras cidades costeiras do país, conforme informou em entrevista Kazuyuki Kajiwara, gerente-geral de café da Marubeni. A Starbucks Corp., a maior rede de cafés do mundo, disse no ano passado que a China tinha o potencial de se tornar o seu maior mercado fora dos EUA, com a alta do número de consumidores de classe média. Empresas japonesas especializadas na torrefação, preparo e distribuição de café, como a Unicafe Inc., sediada em Tóquio, avaliam que a China é um bom alvo para suas vendas, num momento em que as oportunidades diminuem no seu mercado interno, que está maduro. "Estimamos que o consumo de café na China esteja crescendo a 20% ao ano, o mesmo ritmo da alta das torrefadoras"""", disse Kajiwara, O mercado chinês provavelmente continuará em expansão a um ritmo semelhante, uma vez que os potenciais consumidores de café naquele país chegam a 200 milhões de pessoas, acrescentou. O consumo de café na China fica em torno de 30 mil toneladas por ano, cerca de 7,5% da demanda japonesa, que supera as 400 mil toneladas, estimou Kajiwara. A Marubeni montou uma subsidiária de torrefação de café em Xangai em 2006. A Aroma Coffee (Shanghai) Co. iniciou a produção em outubro de 2007 com a capacidade de torrar 300 toneladas de café por ano. A Marubeni tem como meta aumentar as vendas na China, depois de conquistar uma fatia de 15% no mercado de café da Coreia do Sul, que é de 100 mil toneladas anuais. "``Acreditamos que o mercado chinês tem potencial de crescimento, dependendo da qualidade e dos preços dos produtos", disse Kajiwara. Em algumas lojas sofisticadas da China, o café custa 40 iuan (US$ 5,85), sendo tão caro como no Japão. Segundo ele, as torrefadoras chinesas também não atendem à preferência local por um sabor forte. A Aroma Coffee torra grãos importados e chineses, informou Kajiwara. A China produz 25 mil toneladas de grãos por ano, das quais 5 mil toneladas são da variedade Robusta, cultivada em Hainan e usada principalmente na fabricação de café instantâneo. O tipo arábica é produzido na província de Yunnan e a preferida pelas cafeterias. A China exporta cerca de 60% de sua produção de café, e cerca de metade das vendas externas vai para o Japão, para a fabricação de cafés solúveis, disse Kajiwara. A China também importa cerca de 15 mil toneladas de café por ano, inclusive café instantâneo.