Responsável pela pesquisa e desenvolvimento das cultivares que ocupam um a cada quatro hectares plantados com soja no Brasil (um a cada três hectares, no Paraguai), a Coodetec apresenta neste Show Rural Coopavel três novas cultivares transgênicas e uma convencional, lançadas nesta safra, além de três novas variedades transgênicas que estarão disponíveis em 2.010. “Como extensão e braço tecnológico do agricultor, a Coodetec concentra seus esforços na busca de cultivares que atendam às necessidades de cada região brasileira e do Paraguai. As variedades lançadas e em fase de lançamento aliam características de estabilidade e produtividade à busca de materiais precoces visando viabilizar a safrinha de milho, resistência ao acamamento e tolerância a nematóides de galha entre outros aspectos”, observa o agrônomo Marcelo da Costa Rodrigues, coordenador de marketing e difusão para soja e trigo no sul do Brasil e Paraguai.
Campeãs em produtividade Além do portfólio de lançamentos da Coodetec, também destacam-se as parcelas das cultivares CD 226RR e CD 225RR, cujo potencial de produtividade foi testado em Concurso Nacional, na última safra. Os números finais indicaram Antonio Claudio Felix Cavalheiro, de Caçapava do Sul (RS) como o campeão da cultivar CD 226RR. Ele colheu 103,2 sacas por hectare, o equivalente a 249,8 sacas por alqueire. O campeão da cultivar CD 225RR foi o catarinense de Campos Novos, Sady Dutra, que alcançou 88,9 sacas por hectare, ou 215,2 sacas por alqueire. Segundo o presidente Irineo da Costa Rodrigues, o concurso foi lançado pela Coodetec como um desafio aos sojicultores brasileiros. “O Brasil já alcançou níveis de produtividade em soja, comparáveis a nossos maiores concorrentes no mercado mundial. Mas ainda estamos longe de esgotar todo o potencial genético de nossas cultivares”, diz, lembrando que a produtividade média da soja no Brasil, segundo a Conab, alcançou na última safra, 46,9 sacas por hectare, ou 113,6 sacas por alqueire.
As novas cultivares De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo da Costa Rodrigues, coordenador de marketing e difusão para soja e trigo no sul do Brasil e Paraguai, no estande da Cooperativa, os visitantes poderão conferir de perto três cultivares transgênicas lançadas na atual safra (CD 231RR, CD 233RR e CD 235 RR), além da convencional CD 232. - CD 231RR: Ciclo médio. Indicada para semeadura a partir da 2º quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Ampla adaptação. Resistente ao acamamento. Alta produtividade e estabilidade. - CD 233RR: Ciclo precoce. Indicado para semeadura a partir da segunda quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo no sul MS, oeste SP, norte, oeste e arenito do PR, e Paraguai devido ao bom porte no plantio antecipado e precocidade visando milho safrinha. - CD 235RR: Ciclo precoce. Tipo de crescimento semi-determinado. Indicado para semeadura a partir da segunda quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo nas regiões altas como SC, RS, Centro-Sul e Campos Gerais do PR devido à boa tolerância ao acamamento. - CD 232: Ciclo médio. Indicada para semeadura a partir da primeira quinzena de outubro no sul do MS, oeste e sul de SP, PR, SC, RS e Paraguai. Melhor desempenho produtivo no sul MS, oeste SP, norte, oeste e arenito do PR, e Paraguai devido ao bom porte no plantio antecipado e à estabilidade produtiva. Também estão à mostra, cultivares em pré-lançamento, que estarão disponíveis para plantio comercial pelo agricultor já na safra 2010. A CD 236RR é uma cultivar precoce, com alto potencial produtivo e muito boa estabilidade e tolerância aos nematóides de galha. Indicada para todo o Sul do Brasil, Sul de MS, Sul e oeste de SP e Paraguai. A CD 239RR também é precoce, indicada para as mesmas regiões citadas acima, porém muito bem adaptada às regiões altas, como SC, RS, sul de SP, Centro-Sul e Campos Gerais do PR. Resiste ao acamamento. A CD 241RR é semi-precoce, para antecipação de semeadura em fins de setembro-início de outubro, no Sul do MS, Oeste de SP, Norte, Oeste e Noroeste do PR. Pertence ao grupo de maturação 6.8, de tipo de crescimento indeterminado. Também são expostas opções já conhecidas por boa parte dos sojicultores brasileiros, como as transgênicas CD 226RR, CD 225RR, CD 214RR (a mais plantada em todo o Brasil), CD 212RR e CD 213RR, além das convencionais CD 202, CD 215, CD 216, CD 206, CD 221 e CD 224.