Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Feijão - Meneguette defende mudança no critério do governo para compra de feijão
Data: 27/02/2009
 
O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, encaminhou nessa quinta-feira (26) ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e à Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Paraná um ofício em que solicita mudança no critério adotado pelo governo federal na aquisição de feijão da safra 2008/09.
O governo adquire o produto de agricultores e cooperativas na modalidade Aquisição do Governo Federal (AGF) na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM). Na safra, a aquisição por produtor está limitada a 44.900 quilos do produto.
Para o presidente da FAEP, esse limite é extremamente reduzido para uma produção de 427.740 toneladas. “Por isso, solicitamos alteração nesse critério. Defendemos que o produtor possa vender ao governo federal a quantidade por ele produzida sem um teto máximo”, disse.
O Paraná é o primeiro produtor de feijão do País. O estado responde por 20% da produção nacional. No ano passado, a quebra de 40% na primeira safra estimulou os produtores a aumentarem em 16% a área plantada da segunda safra. Com isso, área chegou aos 247 mil hectares.
No ofício, Meneguette ressalta que a maior expectativa de oferta reduziu os preços recebidos pelos produtores no período de comercialização para menos de R$ 80,00 por saca, ou seja, o preço mínimo garantido pelo governo. “Por isso, é necessário cumprir o preço mínimo para todos os produtores, independentemente da área de produção”, concluiu.

Fonte: Faep (Federação da Agricultura do Paraná)
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23