Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Soja - Cristina Kirchner quer estatizar exportações da Argentina
Data: 27/02/2009
 
A próxima terça-feira será um dia de embate na Argentina. Isto porque será realizada uma reunião entre governo e produtores de soja argentinos, agora com um novo ingrediente: o governo argentino está ameaçando estatizar as exportações de soja, segundo informa a Agência Estado. A ideia é do ex-presidente Néstor Kirchner, e seria executada pelo presidente da Receita Federal de lá, Ricardo Echegaray. O governo quer pressionar os produtores a vender até 9 milhões de toneladas de soja. Os produtores estariam retendo a soja porque esperam o preço melhorar. Com isso, entram menos dólares na Argentina e o governo não consegue arrecadar com os impostos sobre as exportações.
A medida causou confusão. Hoje, o presidente da Sociedade Rural, Hugo Luis Biolcati, disse que a medida poderia ser entendida como uma ameaça, já que a tentativa seria a de forçar os produtores a venda da soja. Ele também questionou como seria esse processo de estatização e disse que a medida seria rechaçada pelos produtores. "Isto afeta o diálogo de maneira substancial. É uma medida que vai além da imaginação de qualquer pessoa e que terá forte resistência de todo o setor agropecuário", disse ele ao La Nación.
Além disso, Biolcati afirmou que a reunião da próxima terça-feira poderia ser antecipada, por pressão do setor, que quer conversar com o governo e não debater pelos jornais. O temor dos agropecuários existe depois que os fundos de pensão foram estatizados pelo governo de Cristina Kirchner, no fim do ano passado, no auge da crise. A Argentina, mais uma vez, troca os pés pelas mãos e cria mais problemas do que soluções.

Fonte: O Globo Online
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23