Safra - Cornélio Procópio/PR deve colher este ano 295 mil 660 toneladas de grãos
Data:
05/03/2009
Produtores rurais da região de Cornélio Procópio esperam que as condições climáticas sejam favoráveis ao longo deste ano para que eles não acumulem mais prejuízos no bolso. Isso porque em 2008 as perdas foram enormes e, segundo técnicos da área, a estiagem ocorrida principalmente em novembro e dezembro provocou prejuízos superiores a R$ 200 milhões na agricultura da região que compreende 23 municípios. As perdas maiores foram registradas nas culturas de milho (50%) e soja (28%). De acordo com estimativas do próprio Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Cornélio Procópio deve responder por 295 mil 660 toneladas de grãos entre soja, milho e trigo em 2009. Somente a região de Cornélio Procópio responde por 21% do trigo plantado no Estado do Paraná. Isso torna a cidade como a capital do trigo a nível de Brasil, apesar dos produtores estarem abandonando esta cultura por acumular prejuízos e optando por outros produtos mais rentáveis. Além do trigo, milho e soja, a região de Cornélio Procópio se destaca também pelas culturas de café e cana-de-açúcar. Esses dois produtos contribuem para o fortalecimento da economia dos 23 municípios que são supervisionados pelo Núcleo Regional da Seab local. Em entrevista concedida ao site de notícias Agora Cornélio, o presidente do Sindicato Rural Patronal de nossa cidade, Floriano José Leite Ribeiro disse que os agricultores estão na expectativa de socorro por parte do governo federal para as perdas que tiveram com suas lavouras em 2008. Segundo ele, o próprio ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes garantiu que a equipe econômica do governo Lula estuda uma maneira viável de socorrer quem teve prejuízos no campo com as condições climáticas adversas, ou seja, excesso de chuvas e estiagem. Floriano voltou a elogiar a postura dos agricultores que, mesmo somando prejuízos e mais prejuízos, insistem em continuar produzindo os alimentos básicos que chegam todos os dias nas nossas mesas. O representante sindical pediu ainda que, a prefeitura agilize serviços de recuperação das estradas vicinais, que estão em péssimas condições de trafegabilidade devido as chuvas de janeiro e fevereiro, para o perfeito escoamento da próxima safra de grãos no município de Cornélio Procópio.
FRUTAS - A região de Cornélio Procópio tem hoje uma área plantada de pelo menos 6 mil e 500 hectares de frutas, com destaque para a banana que ocupou espaço de 2 mil 839 hectares na safra de 2006, seguido da uva (foto) com mil e 48 hectares, abacate 346 hectares, laranja 191 hectares, pêssego 106 hectares e goiaba 36 hectares. A afirmação é do economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho. Ele acredita, inclusive, em aumento na área plantada de frutas, uma vez que muitos produtores estão aderindo à fruticultura nos 23 municípios da região de Cornélio Procópio.
Por sua vez, o técnico da Emater local, Manoel Pessoa Lira disse que a fruticultura já é uma realidade na região de Cornélio Procópio, porque tem sido uma fonte maior de lucro para os produtores rurais, cansados de colher prejuízos com as culturas tradicionais devido as adversidades climáticas e pouco incentivo do governo. Ele afirmou que esses produtores aguardam com expectativa de que seja implantada pela Cooperativa Agrícola Integrada no município de Cornélio Procópio a tão propalada unidade de suco de laranja, que vai gerar empregos e renda. Uma decisão nesse sentido deve ser anunciada oficialmente ainda este ano, acredita Manoel Pessoa Lira. “Isso seria a redenção econômica do município que hoje já tem a Companhia Iguaçu de Café Solúvel”, observou.