Arroz - Clima não prejudica rendimento da safra de grãos 2008/2009
Data:
16/03/2009
Para fugir da superoferta, produtores de arroz precisam manter preços estáveis para comercialização. Mesmo em razão dos problemas climáticos enfrentados nos últimos meses, com excesso de chuvas em algumas localidades e escassez em outras, a produtividade para a safra de grãos 2008/2009, no Estado, pode ter aumento em comparação com a anterior. De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, das três principais culturas de verão, arroz, milho e soja, somente o milho deve enfrentar mais perdas.
Arroz Com 1,1 milhão de hectares cultivados, a previsão de rendimento para a atual safra, conforme o último levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), deve ficar entre 6,9 e 7,2 mil kg/ha. Para os próximos meses a expectativa é de que o clima seja favorável aos produtores. "A previsão é de tempo mais seco, o que beneficia a evolução da colheita", assinala o presidente da autarquia, Maurício Fischer. Até o momento, o RS já colheu cerca de 170 mil ha (15,3%) da área semeada de arroz irrigado.
Comercialização O preço do saco de 50 quilos de arroz branco tipo 1, cotado a R$ 28,78 pelo índice Esalq/BM&F, deve se manter estável, mesmo com a intensificação da colheita nos próximos dias. Diante deste cenário, Fischer reforça a recomendação do Irga aos produtores para a venda escalonada do produto, a fim de evitar a superoferta na comercialização. "A meta agora é trabalhar para manter o preço", finaliza.