Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Preço mínimo sobe e estimula trigo no PR
Data: 31/03/2009
 
Com a intenção de estimular o aumento na produção de trigo e diminuir a dependência de importação, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, fará na sexta-feira em Cascavel, oeste do Paraná, o lançamento oficial do início do plantio da nova safra.
O Estado é o maior produtor de trigo do país e, no ano passado, colheu 3,195 milhão de toneladas do grão. As primeiras pesquisas com produtores mostraram que não havia a intenção de aumentar a área plantada com a cultura, mas com o reajuste do preço mínimo, na semana passada, existe a expectativa de que haja alguma ampliação.
"Vamos fazer outro levantamento, mas acreditamos que a área pode crescer 3% a 5% em relação ao ano passado", afirmou Francisco Carlos Simioni, diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura do Paraná.
Segundo ele, muitos produtores estavam esperando a definição do preço para tomar a decisão de plantar trigo. Com a medida regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o preço mínimo da saca de trigo de qualidade superior teve aumento de 15,63% e passou de R$ 28,80 para R$ 33,30. Em 2008, 1,15 milhão de hectares foram ocupados com a cultura no Paraná.
Embora o plantio já tenha começado e algumas áreas, deve ser intensificado em abril e maio. O lançamento da safra vai ser feito no Centro de Pesquisas da Coodetec, que é integrada por 36 cooperativas e produz boa parte da semente de trigo usada pelos produtores, além de desenvolver cultivares de soja e milho.
A sede da Coodetec fica em Cascavel, mas ela possui centros de pesquisa em Palotina, Primavera do Leste (MT) e Rio Verde (GO), além de unidades de teste em todas as regiões produtoras do Brasil e no Paraguai. Além de Stephanes, o secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, participará do evento, junto com representantes de cooperativas. "A região tem aumentado o plantio do trigo", explica Simioni, sobre a escolha do local.

Fonte: Valor Econômico
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23