Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Safra - Seca deve reduzir ainda mais embarques do Sul
Data: 23/04/2009
 
Às toneladas de grãos já perdidas pela estiagem que afetou as lavouras do Sul do País no fim do ano passado e que deixaram de ser exportadas, se somam outras toneladas que ainda deixarão de ser colhidas em função da seca que castiga a região novamente. Jorge Rodrigues, coordenador da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), calcula que a safra de soja 2008/09 do Estado deve diminuir 1,5 milhão de toneladas, ou 20% das 9 milhões previstas anteriormente. Impacto que deve ser refletido proporcionalmente nas vendas ao mercado externo.
Além de afetar os embarques da oleaginosa, a estiagem que assola as plantações deve decretar ainda uma sensível redução na área plantada de trigo. Segundo Rodrigues, mais de 600 mil toneladas de trigo "com o preço abaixo do custo de produção" continuam estacionados nos silos gaúchos. Os produtores, descapitalizados em função da colheita reduzida de soja, "já estão cancelando os pedidos de semente de trigo". O plantio do cereal começa a partir da segunda quinzena de maio.A redução de quase 20% na produção de soja do Paraná já determinada pela falta de chuva também nos últimos meses de 2008, pode ser acentuada em virtude dos 30 dias de seca já contabilizados no Estado. No caso do milho, essa quebra pode ser ainda maior. Otmar Hubner, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, explica que na primeira safra a redução de 31% na produção já está consumada e "a segunda safra que terminou de ser plantada em março também pode ser impactada", especula o engenheiro.
Até a confirmação das perdas recentes já amargadas pelos produtores, o Paraná colheria 6,4 milhões de toneladas na safrinha de milho, mas novo levantamento do Deral a ser divulgado na próxima semana pode rebaixar essa expectativa. Robson Mafioletti, assessor técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) ressalta que mais de 5,2 milhões de toneladas de milho e soja já deixaram de ser colhidas.

Fonte: Gazeta Mercantil
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23