Página Inicial
Sobre a Mercado
Histórico
Palestras
Contato
Links
Login:
Senha:
Credenciada na
 
 
Ligue:
(51) 3086-8700
Cadastro
Links Úteis
>> Pessoa Física
>> Pessoa Jurídica
>> Autorização de Corretagem na BBM
>> Envie seu Curriculum
Porto Alegre, quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
 
Notícias
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
:: Acompanhe as notícias do mercado de cereais
 
Trigo - Baixa liquidez do trigo trava projeto de elevar produção
Data: 23/04/2009
 
A dificuldade de comercialização desencoraja o aumento da produção de trigo no Sul do Brasil, que concentra mais de 90% das lavouras. No Paraná, o trigo de 2008 ainda não foi todo vendido. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), há aproximadamente 720 mil toneladas em estoque.
“A baixa liquidez é o grande gargalo para a expansão da produção”, avalia Walter Von Muhlen Filho, trader da corretora gaúcha Serra Morena. Para ele, não basta elevar o preço mínimo. O importante, afirma, é garantir esse preço na hora da comercialização. “Produzir trigo sem apoio do governo é inviável. O governo tem que tirar o trigo do Sul e levar para o Nordeste”, sugere.
O governo garante apoio. “Não há uma agenda pré-definida, mas estaremos prontos para intervir no mercado quando for preciso”, afirma o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edílson Guimarães.
Em Ponta Grossa, Fabiano Bittencourt se prepara para iniciar o plantio de 120 hectares de trigo, área 20% maior que a cultivada pelo produtor em 2008. “Vou plantar mais por causa do aumento do preço mínimo.” Há também quem afirme que, com ou sem apoio do governo, prefere desistir da cultura. É o caso do produtor João Paulo Staron, de Contenda. “No ano passado, depois de quase dez anos, voltei a plantar trigo. E me dei mal. O governo falou que garantia preço e eu acreditei. Na hora da comercialização, o preço caiu como sempre.”

Fonte: Correio do Povo
 
:: Notícias Atualizadas
 
 
 
Copyright © 2004 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23