Arroz - Mato Grosso do Sul confirma presença na Expoarroz 2009
Data:
28/04/2009
A Exposição Internacional do Arroz (Expoarroz) 2009, que acontece de 6 a 9 de maio no Centro de Eventos em Pelotas, contará com a presença de uma caravana do estado do Mato Grosso do Sul, formada por produtores e empresários do setor orizícola. Estarão presentes cerca de dez produtores da principal região sul mato-grossense que atualmente detêm cerca de 50% da produção no estado. Entre as entidades e propriedades participantes, estarão a Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Fama) e Associação dos Produtores de Arroz e Irrigantes do Mato Grosso do Sul (Apai), além de várias fazendas da região. Lucas Galvan, representante da caravana, salienta que são grandes as expectativas para a participação do grupo na exposição, pois o evento proporcionará a oportunidade de estabelecer novos contatos e parcerias comerciais, além de conhecerem as novidades tecnológicas no setor. "Também é uma chance de buscar novos parceiros que ainda não atuam no nosso Estado", acrescenta.
A promoção da Expoarroz é das entidades representativas do setor, Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz), Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap), Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas (Sindapel), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Embrapa Clima Temperado, Emater-RS, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul (Fearroz) e Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).
Eventos Simultâneos
Rodada Internacional de Negócios: organizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) do RS, coordenada pelo Sebrae, a Rodada Internacional de Negócios oportunizará o encontro de importadores de diversas partes do mundo com produtores e exportadores de arroz do Brasil. O objetivo é ofertar, no mínimo, 200 mil toneladas de arroz brasileiro, já beneficiados, aos importadores do produto.
Parlamento do Mercosul: representantes dos quatro países do Mercosul e duas comissões parlamentares estarão reunidas nos dias 9 e 10 de maio, em Pelotas, para tratar de questões importantes do setor rural, entre elas segurança alimentar, transgênicos e dumping.
Feira de Tratores, Máquinas e Implementos: a idéia é protocolar na feira os pedidos de financiamento para compra destes bens, contando com as vantagens únicas que foram negociadas previamente com os bancos.
AGAS Regional: fornecedores de supermercados, coordenados pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) estarão reunidos durante a Expoarroz para uma grande exposição de produtos. Cerca de 60 expositores estão confirmados para o evento.