Safra - Caem projeções de safra de milho e de soja no RS
Data:
05/05/2009
Em seu novo levantamento, a Emater apresentou as novas projeções para as safras de verão no RS. Milho e soja tiveram suas produções reduzidas. Já o arroz aumentou 4,3% em relação à estimativa inicial.
Porto Alegre (RS) - A estiagem que afeta o Rio Grande do Sul desde o final de 2008 prejudicou as safras de verão. A única cultura beneficiada foi o arroz, que irá fechar a safra com uma produção total de 7,3 milhões de toneladas, 4,3% a mais do que a estimativa inicial.
No novo levantamento feito pela Emater, a soja aparece com uma redução de 0,7%, contabilizando uma produção de quase 7,7 milhões de toneladas. A pequena queda se deve à recuperação do cultivo com as chuvas que caíram durante o ciclo produtivo. Já no milho, mais afetado pela estiagem, a perda foi bem maior. O cultivo teve uma quebra de 24,4% na produção estimada inicialmente. Em relação a 2008, a redução é de 20,6%. A produção total do grão será de 4,150 milhões de toneladas.
O feijão safrinha também foi duramente atingido pela estiagem. Sua produção será 16% abaixo da estimada inicialmente. A produtividade também é baixa, alcançando 996 kg/ha. Já os preços de comercialização são considerados bons pelos produtores de soja, que tiveram a saca de 60kg comercializada a R$ 45,47. Já a saca de arroz de 50 kg foi vendida a R$ 27,63, registrando mais uma queda no decorrer da semana.