No semi-árido de Sergipe, a chegada do período chuvoso tem deixado os produtores de milho bastante otimistas. Eles esperavam o fim da estiagem para iniciar o plantio.
O seu José Antônio é pequeno produtor no município de Simão Dias, no semi-árido de Sergipe. Na propriedade de menos de um hectare ele está preparando o solo para receber as sementes de milho. As chuvas das últimas semanas têm sido benéficas
Nos últimos 15 dias choveu 29 milímetros na região do semi-árido, o suficiente para molhar o solo e dar alívio ao produtor que já iniciou o plantio e espera alcançar uma boa safra este ano.
Com uma área de 100 hectares para plantar, seu Aderval Morais não perde tempo. Enquanto um trator prepara a terra, o outro faz o plantio. "A gente já começou a plantar e estamos esperando só a chuva para nascer. Com essa molha, já dá pra nascer. Por isso, já comecei a plantar", explicou.
O município de Simão Dias é o maior produtor de milho de Sergipe. Numa área de 30 mil hectares, a média anual de produção é de 150 mil toneladas de grãos.
O seu Veridiano de Araújo também aposta numa boa safra. "No ano passado eu colhi mais de oito mil sacas. Este ano, espero colher cerca de 10 mil sacas porque eu aumentei a área plantada", disse.