Milho - Agricultores comemoram chuva no oeste do Paraná
Data:
11/05/2009
A volta da chuva, no fim-de-semana, foi motivo de alegria para agricultores do oeste do Paraná. Depois de dois meses de estiagem, a água chegou em boa quantidade.
Ela veio bem do jeito que o agricultor gosta: não muito forte e constante. Em um único dia foi registrada uma média de 55 milímetros. Chegou um pouco tarde para o milho safrinha do oeste do Paraná. A seca já havia provocado uma quebra de 10% no Estado.
As espigas não cresceram muito, mas a chuva ao menos vai ajudar a encher os grãos e evitar mais perdas.
Os cem hectares de milho do agricultor Herlon Zardo agora devem se desenvolver melhor. A colheita não será tão boa quanto ele esperava, mas não vai mais ficar no prejuízo. Ele ainda comemora a água que veio no tempo certo para o triticale recém-plantado.
“Agora, desenvolve a planta melhor. Ela aproveitou o adubo colocado. Sem chuva, ela não tem como tirar energia do solo”, disse seu Herlon.
A chuva veio em boa hora para quem estava esperando para plantar a safra de inverno. Agora que a terra está molhada fica mais fácil entrar com a máquina para fazer o plantio. As sementes de trigo não correm mais o risco de secar.
“Sem umidade o trigo não tem boa germinação. Então, sempre o produtor fala que a boa germinação é o arranque inicial para se ter uma boa produtividade”, explicou Jovelino Pértile, técnico agrícola da Secretaria de Agricultura do Paraná.